segunda-feira, 24 de março de 2008

Serial killer no livro e no cinema


A Dom Quixote acaba de lançar um romance com base na vida do famoso serial killer russo Andrei Chikatilo (mais conhecido como o "carniceiro de Rostov", na imagem). Este sinistro personagem foi acusado de matar mais de 50 mulheres e crianças. Foi condenado à morte em 1994. O livro, com o título "A Criança nº 44", é da autoria do jornalista e argumentista Tom Rob Smith. É uma obra que irei certamente ler porque me interessa a temática dos assassinos em série. Não por curiosidade mórbida em relação aos actos dantescos praticados, mas por querer perceber o lado negro da mente humana. Há inúmeros estudos (documentados em outros tantos livros) que tentam explicar, à luz da psiquiatria, da psicologia e da criminologia, o fenómeno dos serial killers. Ao longo do século XX houve muitos casos, sendo que 90% surgiram nos EUA. Ted Bundy, Ed Gein, Jeffrey Dahmer, Henry Lee Lucas, Charles Manson e John Wayne Gacy são apenas alguns dos assassinos em série mais conhecidos da história criminal da América. Todos estes casos foram retratados em filme (uns melhores do que outros). Ed Gein, por exempo, inspirou "Psycho" e "O Silêncio dos Inocentes". Já aqui tinha falado sobre este livro que aborda brilhantemente as patologias mentais no cinema.
E por falar em filme, este livro de Tom Rob Smith vai ser adaptado para cinema por Ridley Scott. E quem vai interpretar o tenebroso papel do "carniceiro de Rostov"? Nada mais nada menos do que... Mel Gibson!

5 comentários:

Sérgio Currais disse...

Ed Gein também inspirou este:

Ed Gein
ou
In The Light of The Moon

http://www.imdb.com/title/tt0230169/

Unknown disse...

Sim, essa é a versão cinematográfica sobre a própria vida de Ed Gein. Eu referia-me aos filmes em que Gein tinha servido de inspiração para a criação de outras personagens fictícias (como Hannibal Lecter). Há uma edição nacional desse filme em DVD, mas nunca a consegui encontrar, por isso não sei se o filme é bom ou não. Mas sobre os outros serial killers, conheço quase tudo. Ask me! :)
VA

Unknown disse...

Parece que "atacámos" o mesmo tema no mesmo dia. Folheei o livro que referes mas ainda não o comprei, embora tenha ficado bastante interessado. Por agora limitei-me a comprar um daqueles livros que os americanos editam e que servem sobretudo para informação e consulta. "The Encyclopedia Of Serial Killers" (includes shocking photos) by Brian Lane e Wilfred Gregg. É editado pela Berkley Books, que é um departamento da Penguin.
jPinto

Unknown disse...

João: conheço essa enciclopédia mas nunca a vi à venda na Fnac. Podes confirmar?
VA

Unknown disse...

Sim, comprei-a na multinacional francesa que cujo nome começa por F e termina em C. Para ser mais preciso, na Fnac Almada ontem à tarde.
jPinto