quarta-feira, 19 de março de 2008

Dia do Pai


Franz Kafka - "Carta ao Pai"
É um pequeno mas muito significativo livro que Kafka escreveu ao pai, Hermann Kafka. O escritor sempre teve uma relação muito difícil com o pai, e nesta carta o autor de "A Metamorfose" analisa minucioasamente os contornos psicológicos e emocionais dessa relação, num relato pungente e lírico que revela as perversidades das relações humanas. Não se trata de uma carta de amor, nem de ódio filial declarado. É um ajuste de contas, um estudo profundo sobre a relação pai-filho. Um livro que deveria ser lido tanto por pais como por filhos. A capacidade de análise e argumentação de Kafka transforma esta carta num poderoso documento da literatura universal.

3 comentários:

José Pires F. disse...

A questão do pai perverso que passa a inocente por hipótese, ou como encontrar um caminho sem ele. Aliás, no “Kafka, para uma Literatura Menor” encontramos uma boa passagem sobre este: " A questão do pai não se trata de saber como tornar-se livre em relação a ele (questão edipiana), mas como é que se encontra um caminho onde ele não encontrou nenhum"
Confesso que não gostei e lê-lo foi uma tarefa desagradável. A tónica demasiado ressabiada e azeda, tornaram a tarefa penosa.

No dia do Pai, preferia ler “Quanto Tempo”, de José Manuel e Luís Osório. Questão de gosto, gosto de reencontros.

Mas valeu.

Abraço.

Anónimo disse...

Lembro-me que estava em Praga quando li o livro. Foi duro lê-lo, mas ao mesmo tempo a obra dá.nos a perceber melhor a personalidade sombria de Kafka. O amor faz sempre falta.

Andreia disse...

nunca acabei a "carta ao pai"...