quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O universo Buñuel - "O Último Guião"


Hoje gostaria de estar, de novo, em Madrid. Às 21h30 estreia, no Museu Reina Sofia, o documentário "El Último Guión - Buñuel en la Memoria", de Javier Espada e Gaizka Urresti, com a prestimosa colaboração do filho do realizador espanhol, Juan Luis Buñuel (à esquerda na imagem), e do argumentista Jean Claude Carrière (à direita). O documentário, de 90 minutos de duração, pretende apresentar um retrato íntimo do cineasta espanhol mais importante de sempre, tendo como base o itinerário das cidades e terras que o marcaram, como Calanda (terra natal), Zaragoza, Madrid, Toledo, Paris, Nova Iorque, Los Angeles y México, onde esteve exilado muitos anos.
Juan Luis Buñuel e Jean Claude Carrière percorrem todos estes sítios relatando os episódios marcantes da vida do realizador, desde as aventuras surrealistas em Paris (onde realizou os seus primeiros dois filmes), as suas amizades com o pintor Salvador Dalí e o poeta Federico Garcia Lorca, até ao exílio nos EUA e no México. O documentário é baseado na magnífica autobiografia do cineasta espanhol: "O Meu Último Suspiro".
Eis o trailer de "El Último Guión - Buñuel en la Memoria", com os depoimentos de duas pessoas que melhor conheceram e admiraram Lus Buñuel:

1 comentário:

gonçalo jordão disse...

É um belo documentário, preciosíssimo, que já aparece, salvo erro, na edição Criterion do Anjo Exterminador.
Cumprimentos.