terça-feira, 4 de agosto de 2009

Woody Allen: a poesia e a prosa no cinema


- Você divide os realizadores em duas categorias: os que fazem prosa e os que fazem poesia. Woody Allen faz o quê: poesia ou prosa?
Woody Allen: “Todo realizador tem filmes que adoptam uma abordagem poética – e outros que utilizam a prosa. Filmes meus, como ‘Bullets Over Broadway’ e ‘Manhattan Murder Mistery’, são prosa. Já ‘Another Woman’ é poético.”
- Quem é o melhor poeta da história do cinema?
Woody Allen: “Ingmar Bergman. Para mim, é o melhor. Kurosawa, com certeza, é um grande poeta. Buñuel, igualmente. Os três são os maiores poetas.”
- A poesia é superior à prosa?
Woody Allen: “Não necessariamente, porque filmes como ‘Ladrões de Bicicletas’, ‘A Grande Ilusão’ ou ‘A Regra do Jogo’ são prosa: não são poéticos. Isso não quer dizer que não sejam grandes filmes. ‘Oito e Meio’ é um filme poético, assim como ‘Persona’. Não acho, então, que uma seja superior a outra.”
(...)
Excerto de uma interessante entrevista a Woody Allen que pode ser lida, na íntegra, neste blogue.

2 comentários:

Paulo Montanaro disse...

Enfim, aqui no interior do estado de São Paulo, Brasilzão grande de Deus, vai passar Vicky Cristina Barcelona. Vou poder ver uma das obras mais coentadas dos últimos anos deste grande gênio da comédia crítica.

Há braços
Paulo

Unknown disse...

É a eterna sabedoria de Allen.