segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O regresso de Spike Jonze


Spike Jonze sempre se revelou um realizador (e actor) à parte. À parte das linguagens formatadas, das convenções narrativas e visuais. Provas? A coleccção imensa e riquíssima de videoclips que realizou a nata da música pop-rock - Björk, Beastie Boys, R.E.M., The Chemical Brothers, Fatboy Slim, Sonic Youth, Daft Punk, Pavement, Yeah Yeah Yeahs, entre outros. Em todos estes trabalhos de realização de videoclips, Spike Jonze deixou a sua distinta marca audiviosual.
No cinema, as suas duas principais experiências deram que falar pela originalidade das propostas, que em parte, diga-se, se deveram aos argumentos de Charlie Kaufman: "Being John Malkovich" (1999) e "Adaptation" (2002).
Já há algum tempo que se fala do regresso de Jonze à realização de longas-metragens, coisa que irá ocorrer já durante o próximo Outono. O filme é baseado numa clássica história infantil que Spike Jonze explora com o acrescento de um imaginário febril. A película em causa intitula-se "Where The Wild Things Are" ("O Sítio das Coisas Selvagens") e mistura live-action com animação digital. O poster é fascinante, pelo que revela e pelo que sugere. O trailer é ainda melhor, não só pela inspirada montagem, mas também pela música, que se adequa como uma luva às imagens. Trata-se da música "Wake Up" dos canadianos Arcade Fire. A canção (por acaso a minha preferida dos dois discos da banda) foi regravada especialmente para o filme de Spike Jonze. Aguardemos, pois, pelo Outono para poder ver esta nova obra do cineasta que um dia foi casado com Sofia Coppola.
Trailer aqui.

4 comentários:

Ritinha disse...

Quando vi o trailer, às cegas, já que não sabia da existência do projecto, fiquei extasiada.
Agora só espero não me desiludir com o filme em si, já que fico a salivar até à estreia...

::Andre:: disse...

Em Portugal só lá para 2010, não?

Rui Resende disse...

curioso que comentes que o Spike Jonze vai realizar um novo agora, porque amanhã estreia em portugal o "Synecdoche New York", o primeiro filme realizado pelo Charlie Kaufman. Estou curioso.

Victor Afonso disse...

Rui: não sabia que o Kaufman tinha realizado um filme. Claro que suscita muitas expectativas.

André: como o filme de Jonze só estreia nos EUA em Outubro, é bem provável que passe por cá só no início de 2010.