segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Filmes perigosos? Nem todos


Há algum tempo atrás a revista Premiere americana divulgou uma lista dos "25 filmes mais perigosos". É um top de filmes que abordam temáticas sociais incómodas, perturbadoras e emocionalmente fortes para o espectador. Se ainda posso entender porque é que constam nesta lista títulos como "Eraserhead", "Hapiness", "Repulsion" ou "Un Chien Andalou", já não percebo porque se incluiem filmes como o "Bonnie and Clyde", "Once Upon in The West" ou "Dancer in the Dark". A meu ver, são películas que não apresentam "perigo" nem para as mentalidades mais sensíveis. A revista também não explicou como se "mede" o índice de perigosidade de cada filme, apenas referiu que se trata de um conjunto de filmes que não se resumem a mero entretenimento, mas que são capazes de abanar as consciências mas empedernidas.
Mas listas são listas, subjectivas como quaisquer outras. Pessoalmente, teria muitos outros títulos para acrescentar a este top (só não conheço os filmes nas posições 15 e 23).

1 - Bonnie and Clyde
2 - Boys Don't Cry
3 - In The Company Of Men
4 - Dead Ringers
5 - Eraserhead
6 - Gimme Shelter
7 - Happiness
8 - Bad Lieutenant
9 - M
10 - Once Upon A Time In The West
11 - A Clockwork Orange
12 - Repulsion
13 - Requiem For A Dream
14 - Reservoir Dogs
15 - The Sweet Hereafter
16 - Taxi Driver
17 - Blue Velvet
18 - Dancer In The Dark
19 - Freaks
20 - Peeping Tom
21 - The Lost Weekend
22 - Natural Born Killers
23 - Romper Stomper
24 - Un Chien Andalou
25 - Weekend

3 comentários:

Gaspar Garção disse...

Tanto o filme do Atom Egoyan como o australiano Romper Stomper também são excelentes filmes, e em termos de polémica o segundo aborda de uma forma mais crua o mesmo assunto que o American History X ou o Apt Pupil, o fascínio pelo Mal....

Luis.C.B.C disse...

Boas, encontrei este blog por mero acaso. E devo dizer que fiquei bastante impressionado, realmente algo a acompanhar.Está aqui muita sabedoria.
Quanto a este post, realmente as listas são coisas muito dúbias, a meu ver falta ai talvez um OldBoy do Chan-wook Park.

http://cultura-instavel.blogspot.com/

Francisco Maia disse...

romper stomper conheço bem da minha fase pseudo anarquista =P

é sobre um grupo de skinheads australianos, com o Russel Crowe.

realmente, falta mesmo o Oldboy e mais filmes de Cronenberg (digo mais porque vi a tag mas desculpem a minha ignoranica, não identifiquei o dito Cronen na lista) como o history of violence, videodrome ou eastern promises. principalmente este ultimo.