sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Mal nos filmes


Sou da opinião que os vilões no cinema despertam maior fascínio do que os heróis. Moralismos à parte, a verdade é que, na ficção, o Mal é sempre mais fascinante do que o Bem. Há alguém mais fascinante do que Jack Torrance (na imagem, em "The Shining" de Kubrick)? Ou Hannibal Lecter em "O Silêncio dos Inocentes" de Jonathan Demme? Ou Norman Bates em "Psycho" de Hitchcock?
O cinema imortalizou muitos personagens malévolos até à medula, sanguinários e aterradores, monstros medonhos com as piores das intenções. O site List Universe recenseou alguns desses personagens mais ameaçadores em diferentes géneros e épocas. É uma lista limitada a dez personagens, quais os mais incríveis e malvados. A suspresa é, talvez, o personagem que o site listou em primeiro lugar. Bom, pensando bem e depois de ler a explicação, de facto faz todo o sentido que aquela criança, aparentemente dócil e inofensiva, mereça o primeiro lugar dos personagens mais ameaçadores. Ver aqui.

3 comentários:

Rui Gonçalves disse...

«Sou da opinião que os vilões no cinema despertam maior fascínio do que os heróis»

Depende dos heróis e da sua ambiguidade moral. Por exemplo, os heróis dos filmes de Anthony Mann, alguns dos de Hitchcock, o John Wayne de "The Searchers" do Ford, Ivan, o Terrível de Eisenstein ou os heróis de Eastwood são das personagens mais fascinantes que o cinema nos deu.

Unknown disse...

Comentando a lista propriamente dita não posso estar, de todo, de acordo com a mesma. Pessoalmente escolheria mesmo Jack Torrence. Nicholson oferece uma das mais belas, poderosas e assustadoras interpretações que o cinema já viu. O medo vem mesmo da força que vai emanando.

Na lista incluiria, provavelmente, Anton Chigurh e o Joker.

Abraço

My One Thousand Movies disse...

Falta ali o Michael Rooker no "Henry - Portrait of a Serial Killer", o Robert Mitchum no "The Night of the Hunter" e porque não o Peter Lorre no "M-Matou".
É uma lista interessante, mas dá impressão que foi feita meio à pressa.