segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Born Free" - o videoclip polémico


É a bomba do momento. Mais em baixo colocava um vídeo provisório da nova música da M.I.A., mas só hoje é que fiquei a conhecer o videoclip oficial realizado pelo polémico realizador Romain Gavras, filho do cineasta político Costa-Gavras. O videoclip "Born Free" é uma curta-metragem de 9 minutos de pura adrenalina visual e violência explícita (já censurada no YouTube).
Num mundo aparentemente utópico, militares (polícia? forças especiais?) com a bandeira dos Estados Unidos estampada no uniforme, caçam e abatem grupos de jovens ruivos com uma violência gráfica inusual na estética do videoclip. Se o jovem Romain Gavras já tinha causado polémica com o vídeoclip "Stress" que fez para Justice, então deve preparar-se para polémica a dobrar com este impressionante trabalho, numa espécie de metáfora sobre conflitos étnicos de diversas regiões pelo mundo.
Chamo a particular atenção para os fantásticos últimos 3 minutos do videoclip, em que sons e imagens se conjugam para um final em imparável crescendo de intensidade. Brutal.
Para ver em ecrã inteiro e com boa resolução, clicar aqui.

Sem comentários: