segunda-feira, 12 de abril de 2010

Kubrick fotógrafo


Antes de ser o realizador que todos conhecemos, Stanley Kubrick foi fotógrafo da revista nova-iorquina "Look". A paixão pela fotografia começara no dia do seu 13º aniversário, quando o pai lhe ofereceu uma valiosa máquina Leica.
Experiências atrás de experiências, Kubrick foi desvendando os segredos da fotografia, até que foi contratado com apenas 17 anos de idade pela "Look", dado o evidente talento revelado pelo então jovem em captar imagens de Nova Iorque do pós-2ª Guerra Mundial. Foi entre 1945 e 1950 que o fotógrafo Kubrick trabalhou para a revista.
Desses anos ficaram milhares de fotografias, umas foram publicadas pela revista, outras simplesmente ficaram no arquivo pessoal de Kubrick. Só em 1953 e após a frequência no curso de cinema é que Kubrick deixa a fotografia para se dedicar à arte pela qual ficou para a história, quando realizou a sua primeira longa-metragem, "Fear and Desire".
A partir da próxima sexta-feira até 4 de Julho, vai ser possível conhecer melhor a criatividade de Kubrick como fotógrafo. Mas só para quem se deslocar (ou estiver) em Milão, visto que é nessa cidade - no Palazzo della Ragione - que vão estar expostas cerca de 200 fotografias do jovem Kubrick. Como estras três:

4 comentários:

Pedro disse...

A 2ª foto está muito boa.

Renato Martins disse...

Sei que Kubrick esteve em Portugal interessado em fotografar a etnografia referente à pesca tipica da Nazaré. No entanto nunca vi as fotos... Alguém sabe algo mais?

Gonçalo disse...

Mesmo nas fotos da sua juventude dá para ver a sua marca e o seu estilo. Muitos parabéns pelo belíssimo blog, que continue muito tempo!

::Andre:: disse...

Quem sabe um dia destes não temos esta exposição por estes lados...