terça-feira, 6 de abril de 2010

A sorte grande de um realizador


"Panic Attack!" é uma curta-metragem realizada pelo publicitário uruguaio Fede Álvarez e que tem sido um enorme sucesso a nível global graças ao Youtube. Durante quase 5 minutos, Montevideu é invadida por robôs gigantes que causam o pânico e a destruição na capital do Uruguai. Longe do argumento ser original , convenhamos que o filme foi feito com engenho e com efeitos especiais competentes, com uma estética realista de câmara que o filme "Colverfield" evidenciou.
A revista Sábado online refere que "Panic Attack!" custou a módica quantia de 223 euros e que agora vale 22 milhões. Quem é que pode acreditar que uma produção, ainda que amadora como esta, tenha custado tão ridículo orçamento? É praticamente impossível.
Seja como for, a verdade é que, graças a este trabalho, o jovem Álvarez foi contactado por várias produtoras norte-americanas, como as poderosas Dream Works e Warner, para assinar contrato para uma longa-metragem. Quem levou a melhor foi a produtora de Sam Raimi que garantiu a produção do primeiro filme de Álvarez, passando-lhe um cheque em branco e dizendo-lhe que pedisse o que quisesse. Assim, sem mais nem menos. Certamente que o realizador só em sonhos poderia imaginar tal convite...
O contrato acabou por ser firmado por 22 milhões de euros. Agora vamos ver o que este dinheiro - ainda assim longe dos "budgets" das grandes produções de Hollywood - vai contribuir para a criatividade do esperado filme do uruguaio. Se for a transposição desta curta-metragem para um longa filme de efeitos especiais destrutivos à Roland Emmerich, as expectativas irão totalmente por água abaixo.
Uma coisa é certa: a internet (e em particular o Youtube) é, cada vez mais, uma porta aberta para os jovens talentos de muitas áreas distintas (música, cinema, publicidade, videoarte...) mostrarem o que valem.

Sem comentários: