quarta-feira, 28 de abril de 2010

Polaroids de Tarkovski


Andrei Tarkovski, para além de ter sido um genial cineasta, foi um excelente escritor, pensador(basta ler o seu único livro "Esculpir o Tempo") e um fotógrafo talentoso. O realizador russo fotografou sempre ao longo da vida, especialmente nos momentos em que fazia pesquisa para os seus filmes. Há uns tempos foi editado um livro com fotografias (polaroids) do autor de "Stalker", acompanhadas de poemas do seu pai, Arseni Tarkovski e prefácio do filho, Andrei Tarkovski Jr.
O livro tem o belo título de “Bright, Bright Day” e é uma edição conjunta da Galeria White Space e da Fundação Tarkovski de Florença. Tarkovski era um aficionado amador da fotografia, gostava dela como antecâmara das imagens em movimento que tão bem conseguiu explorar no grande ecrã. O cineasta fotografava actores, familiares (mãe, filho), cenários de filmes, paisagens para estudar enquadramentos de câmara, a realidade do dia-a-dia do seu exílio forçado em Itália e na Suécia. Certamente que será um documento precioso para compreender melhor toda a complexidade artística e visual de um dos criadores mais fascinantes e místicos da Sétima Arte. Um livro que um dia hei-de adquirir.
Para ler mais informação e encomendar o livro (tem o preço pouco simpático de 30£) é favor abrir o link. Para mais informação sobre esta edição, aqui.

Tema relacionado - "A Luz Instantânea de Tarkovski"

1 comentário:

Flávio Gonçalves disse...

Muito bem. Vou pedi-lo no aniversário :P

(o título remete-nos para o provisório pensado para o filme 'O Espelho')

Abraço