sábado, 21 de novembro de 2009

Descobrir cidades através dos filmes


Para quem acumula o gosto pelo cinema e o prazer de viajar, nada melhor do que descobrir percursos de locais de rodagem de filmes. Há guias editados dos locais de filmagem do mundo inteiro, com especial destaque para as grandes metrópoles (Londres, Nova Iorque ou Paris - afinal, as cidades mais filmadas). Mas não é preciso comprar guias quando temos à disposição um óptimo site bastante completo sobre os locais de filmagem de muitos filmes (desde "cult movies" a "blockbusters"): chama-se "Movie Locations", e neste sítio encontramos informação detalhada sobre os locais (edifícios, cafés, hoteis, ruas...) onde foram filmados filmes como "O Padrinho", "Taxi Driver", "Pulp Fiction", "Laranja Mecânica" e tantos outros.
É possível pesquisar por país (Portugal tem apenas uma entrada, num filme de 1969 da série James Bond, filmado parcialmente em Cascais), cidade, realizador, actor, ou títulos de filmes. As fotografias que encontramos relativas a determinado filme correspondem aos cenários filmados, como o restaurante onde Robert DeNiro e Al Pacino se encontram em "Heat - Cidade Sob Pressão", os locais frequentados nos bairros de Paris por Amélie (na imagem) em "O Fabuloso Destino de Amélie Poulin", etc, etc.
Assim, numa eventual viagem a Bruxelas, Londres, Amesterdão, Los Angeles, Chicago ou Barcelona, poderemos programar um guia de destino turístico para conhecer os cenários reais dos nossos filmes favoritos. Ou seja, descobrir cidades através dos filmes - alia-se o prazer da viagem ao prazer cinéfilo. Link.

2 comentários:

Hugo disse...

Através do cinema conhecemos o mundo inteiro, como minha lembrança recente, destaco a "descoberta" da bela cidade de Bruges na Bélgica em "In Bruges".

Um detalhe, nada melhor que os filmes de 007 para conhecer o mundo.

Ótima dica.

Abraço

Victor Afonso disse...

Hugo: sobre o filme "In Bruges" escrevi precisamente o que disseste.
Aqui -http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com/2009/03/bruges-cidade-e-o-filme.html