sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O "smoking" de Lars Von Trier


Ao ler a reportagem sobre a estreia do filme “Anticristo” de Lars Von Trier no Ípsilon de hoje, fiquei a saber que o realizador tem em casa um “smoking” que pertenceu ao cineasta Carl T. Dreyer. E outra curiosidade da qual nunca me tinha apercebido: o realizador dinamarquês tem Von no nome, tal e qual dois outros grandes cineastas do período da transição do mudo para o sonoro: Erich Von Stroheim e Joseph Von Sternberg.
Ah, e três críticos do jornal Público cilindraram “Anticristo” com a classificação de apenas uma estrela (enquanto que João Lopes atribuiu 5). Era o esperado: tal como eu disse aqui, Lars Von Trier divide violentamente paixões. Ou se gosta ardentemente ou se odeia sem concessões. É desta fibra que são feitos alguns artistas.

7 comentários:

sem-se-ver disse...

desc, deve ser engano, não acredito que joao lopes tenha atribuido 5 estrelas, apos o que escreveu sobre o filme no blog dele...

sem-se-ver disse...

só para chatear, não consigo encontrar o que tenho a certeza que li dele!! :D

começava com algo como 'lars von trier é capaz do melhor (europa, ondas de paixão, dogville) e do pior (os idiotas, dancer in the dark)'. e depois continuava por ali adiante sem comentários muito abonatórios quanto a anti cristo.

e nao, nao sonhei!

Unknown disse...

Aqui está a prova -http://www.cinema2000.pt/criticas.htm

Flávio Gonçalves disse...

Quando vi apenas 1 estrela no P2 fiquei algo chocado... estou muito expectante para este Anticristo. Apesar de o Dancer não me ter tocado particularmente, penso que o Dogville ou Os Idiotas são obras simplesmente excepcionais. Mas estou em crer que a experiência que esta fita aqui me proporcionará será muito enriquecedora. Já agora, gostei bastante do Ípsilon de hoje!

Abraço

Pedro Tavares disse...

Eu também dei cinco estrelas para "Anticristo". Ah, também o considerei como o melhor filme de 2009.

Unknown disse...

LARS VON TRIER é um dos melhores cineastas existentes! o 'anticristo' é mais um filme que trata do corpo e da alma - ele penetra cada vez no inconsciente e sem a menor parcimônia, o distrincha, mete a mão na ferida e a deixa exposta: SÓ quem tem a mente aberta entende suas mensagens! ele é unico!niilista??? diria que neste filme, é um autentico naturalista! postei alguns filmes dele em meu blog, inclusive 'anticristo'.
http://dotspanoptika.blogspot.com/

* parabéns, 'homem q sabia demasiado'!

Miguel Vaz disse...

Na verdade, Lars von Trier não tem "Von" no nome. Adicionou-o, salvo erro, quando estudava cinema.

Sou um grande admirador do trabalho do realizador dinamarquês que até hoje nunca me desiludiu (nunca vi "Dancer in the Dark", mas adorei "Dogville", "Europa", "Idioterne" e gostei bastante de "Manderlay"). Aguardo com muita expectativa este "Anticristo". Veremos.