sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aufgang: dois pianos e percussão


Os Aufgang têm uma formação instrumental muito original: dois pianos clássicos de cauda e um percussionista (acústico e electrónico). Os pianistas, Rami Khalifé e Fracensco Tristano, têm uma sólida formação clássica (tocam impecavelmente as "Variações de Goldberg" de Bach) e o baterista, Aymeric Westrich, vem do rock. Juntos conheceram-se em 2000 e conceberam um projecto arrojado, que une a música clássica contemporânea com linguagens estéticas actuais, como a electrónica e o pós-rock. Em 2005 deram nas vistas num concerto no festival de música electrónica experimental Sónar, em Barcelona. Mas só agora lançam o seu primeiro disco, "Aufgang".
O álbum é magnífico nas nuances sonoras permitidas pela inusitada fusão dos dois pianos e da percussão acústica e programação electrónica de Aymeric. Musicalmente não se inserem em nenhuma classificação musical propriamente dita, fazendo abordagens tanto ao jazz como ao rock, a música erudita ao "downtempo" e a sonoridades mais dançáves.
Os Aufgang representam uma proposta original numa época em que é cada vez mais raro descobrir abordagens musicais inovadoras.
Myspace da banda.

2 comentários:

Torres disse...

é de facto uma proposta bem original.
muito bom.

há mais vídeos, também óptimos, no myspace da banda.

Francisco Maia disse...

genial, obrigado pela sugestão!