sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cinema - a mitologia dos finais


Houve um dia um realizador (não me recordo qual) que disse um dia que os dois momentos mais fortes de um filme eram os primeiros minutos e os minutos finais. Tudo o resto que acontecia pelo meio era secundário. Passe o exagero da afirmação, creio que há alguma verdade nela. Isto porque se um filme tiver um bom arranque e um memorável final, serão motivos para que o espectador nunca mais apague da sua memória esse mesmo filme.
No que se refere ao final propriamente dito – o último minuto e não os últimos 15 minutos de filme -, há muitos e bons exemplos na história do cinema. Finais surpreendentes, reveladores, de narrativa aberta ou fechada, com ou sem “twists”, com ou sem clímax… Quem esquece o último minuto do clássico “Casablanca”, com a célebre frase de despedida de Humprhrey Bogart - "I think this is the beginning of a beautiful friendship”? Ou o final de “Citizen Kane” com a revelação do significado de “Rosebud”?
O site Filmcritic elaborou uma lista dos 50 melhores finais de sempre, aqueles momentos finais de filmes que, por diversos motivos, ficaram para sempre na memória colectiva dos cinéfilos (atenção que a leitura destes finais contêm spoilers.)
Na imagem: último plano de "Fight Club" (1999) de David Fincher

3 comentários:

gentil carioca disse...

O final de Blade Runner!!!!! Os dois voando, a música maravilhosa, interrogações em lugar de respostas...Lindo.
O início, que na realidade é o final, de Crepúsculo dos Deuses. Impossível não assistir a todo o resto.
O final de Telma e Louise!!!!E ça va sans dire...

Hugo disse...

A afirmação tem sentido até certo ponto, mas muitas vezes o "meio" da história pode ser tão interessante quanto o início ou o climax.

Abraço

FQ disse...

Para mim o exemplo mais recente de um final à altura dos referidos foi o de "Inglourious Basterds", quando Brad Pitt diz a Waltz (ou o Tarantino a nós espectadores): "I think this might just be my masterpiece."