domingo, 15 de novembro de 2009

Música suína?


Em 2001, o músico britânico Matthew Herbert gravou um disco de música electrónica (bom, por sinal) chamado "Bodily Functions", baseado em samples de sons produzidos pelo corpo humano; em 2006, utilizou mais de 600 objectos que produziam sons de caixas de cereais no álbum "Scale". Agora, Herbert volta à carga com um novo disco que já está a causar controvérsia. Matthew Herbert quer criar um porco para o abater e depois construir flautas com os respectivos ossos do animal. Será que Herbert quer regressar ao primitivismo do homem pré-histórico, quando este fazia música com ossos de animais? Quererá Herbert criar um novo género musical - "música suína"? Se for essa a perspectiva, esta ideia do músico já nem sequer é inédita. Além do mais, nos anos 80, lembro-me de ouvir um disco experimental (creio que dos Zoviet France) que, constava-se, tinha sido feito com base em percussões e sons obtidos de... ossos humanos.
Seja como for, parece que as associações de defesa dos animais ainda não se pronunciaram sobre esta intenção de Herbert. E na página da revista Blitz onde li esta notícia, há um comentário de um leitor que resume aquilo que também passou pela minha mente: "Se ele (Herbert) fosse a Trás-os-Montes, na altura da matança, podia fazer uma ópera inteira."
Fica a sugestão.

3 comentários:

Jorge Silva disse...

Creio que o disco de que falas seja o obscuro The Secret Eye Of L.A.Y.L.A.H. dos Zero Kama:

http://www.discogs.com/Zero-Kama-The-Secret-Eye-Of-LAYLAH/release/185015

Unknown disse...

Jorge: só tu me podias esclarecer sobre este assunto. É mesmo esse (incrível) disco. Tenho-o gravado numa já perdida e velha cassete áudio!

Anónimo disse...

http://rapidshare.com/files/16616334/Zero_Kama_-_The_Secret_Eye_Of_L.A.Y.L.A.H.zip