sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Um Chaplin inédito


Há dias de sorte. Foi o que aconteceu a um inglês, chamado Morace Park, que comprou no eBay uma velharia supostamente sem grande interesse de Charlie Chaplin. Essa velharia, que estava dentro de uma caixa de guardar películas, custou uns meros 3,5€, pelo que o comprador julgava tratar-se de um filme sem interesse do mestre do cinema mudo. Eis quando, ao abrir a caixa Morace Park se deparou com uma película de nitrato de 35 milímetros, absolutamente inédita de Chaplin - desconhecida até para os estudiosos mais eruditos da obra de Chaplin.
O filme, de apenas sete minutos, data de 1916 e intitula-se "Charlie Chaplin in Zepped", é uma mistura de sequências reais com outras de animação de carácter onírico nas quais se vê Chaplin a dirigir um Zeppelin que larga bombas. Os peritos consideram que se trata de um filme de propaganda anti-guerra que nunca foi exibido e, por tal, ficou perdido.
Michael Pogorzelski, director do arquivo da Academia de Artes e Ciências do Cinema (Óscares), já viu o filme e garantiu: "É uma descoberta extremamente interessante. É um filme desconhecido e não catalogado de Charlie Chaplin".
O realizador de documentários Hammad Khan é que não perdeu tempo e já se encontra em Los Angeles a filmar um documentário sobre esta insólita descoberta. Falta saber quando irá parar ao YouTube esta curta-metragem inédita de Charlie Chaplin.

1 comentário:

Flávio Gonçalves disse...

Agora fiquei curioso - quero muito ver esta curta-metragem! Podiam passá-la na noite dos Óscares (as audiências subiriam pela certa)