domingo, 25 de abril de 2010

Canções rock "extra-large"

Qual a duração que uma música pop/rock deve ter? Certamente que não existe um resposta definitiva. Nos primórdios do rock, com Elvis Presley ou os Beatles, por exemplo, uma canção não ultrapassava, em média, os três minutos. Era o tempo formatado para puderem passar nas rádios (comercialmente falando, ainda é o tempo de canção mais viável). O mesmo com as canções que emergiram do movimento punk: rápidas, incisivas e concebidas em dois ou três simples acordes de guitarra.
Mas houve outras épocas e outros géneros musicais em que o formato convencional de canção foi subvertido através da exploração de temas de duração alargada. É o caso do rock progressivo e psicadélico, fértil na criação de músicas com 10 minutos ou mais de duração, com improvisações sinfónicas, rendilhados estilísticos, e estruturas instrumentais complexas.
Neste contexto, vale a pena espreitar a lista das dez canções rock com mais de 10 minutos de duração. Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Deep Purple, King Crimson, Television, Pink Floyd e, até, Bob Dylan, exploraram canções com mais de 10 minutos de duração. Algumas beneficiam com a duração, outras, claramente, ficam prejudicadas (quando a criatividade e a substância escasseiam).

5 comentários:

Renato Martins disse...

Boas,
Canções XL são do meu gosto. Do tempo do progressivo parece-me que a maior será o thick as a brick (Jethro Tull) com +/- 45 min. ou seja, o tempo do LP que apenas tinha a inconveniencia de ter de passar o Lado A para B.
Os Beatles referidos aqui, recordo que alguns temas são extravagantes: revolution 9 tem uns 9 minutos e I want you tem uns 7 min.
Claro que isto são tudo temas muito à parte no Beatles, mas é bom conhecer esta sua fase mais experimental.

abraço

Marcos Correia disse...

Tool também tem algumas músicas com mais de 10 e muitas com 7 ou 8. E qualidade sempre em cima!

Porcupine Tree é que já cascalha sempre em muitos minutos, 12 para cima!

Podemos também falar de alguns improvisos de Carlos Paredes com 20 minutos que são brilhantes

Gonçalo Trindade disse...

Por acaso gosto imenso de canções longas... daí a minha adoração pelo Post-Rock, por exemplo.

::Andre:: disse...

Não é a questão da duração, mas o seu conteúdo. Há temas de 15 e 16 minutos que quando chegam ao fim tu só queres fazer play outra vez..

cão sem raiva disse...

O caso dos Jethro Tull foi bem lembrado. Também me recordo dos Yes, do próprio Rick Wakeman a solo, e dos Emerson Lake & Palmer.
É verdade que se tornam, por vezes, temas bem desgastantes.