quarta-feira, 10 de março de 2010

A cidade dos logótipos


Foi, quanto a mim, a maior descoberta (ou surpresa) dos Óscares: desconhecia a existência do filme que ganhou o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação - "Logorama" dos realizadores franceses François Alaux, Hervé de Crécy e Ludovic Houplai.
O filme, de apenas 17 minutos, já tinha sido amplamente premiado em diversos festivais, e conta uma pequena e divertida história utilizando milhares de logótipos e símbolos gráficos de marcas famosas de todo o tipo de produtos comerciais: desde a indústria do vestuário, alimentação, automóveis, entretenimento, turismo, tecnologia, desporto, banca e centenas de outras. Logótipos e ícones comerciais que reconhecemos e são utilizados como matéria-prima (ganham mesmo vida) para o universo visual desta surpreendente e original curta-metragem. Até podemos ver os bonecos da Michelin como polícias, Ronald McDonald como o imprevisível mau da fita e as latas de batatas fritas Pringles à mesa de um restaurante (são apenas alguns exemplos dos muitos decorrentes da fértil imaginação dos autores franceses). Ah, e não falta até uma delirante perseguição automóvel!
"Logorama" revela-se, pois, uma lufada de ar fresco na animação e lembra-nos, igualmente, que vivemos numa sociedade submersa de consumismo e marcas globais.
O filme pode ser visto na íntegra aqui (demora um pouco a carregar).

7 comentários:

Silly Little Wabbit disse...

Confesso que de todas as curtas de animação foi a que menos gostei. Estava esperançosa que tivesse ganho "French Roast".

vasco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vasco disse...

gosto do Ronaldo como vilao. hilarious! e os policias michelin estao em estilo tarantinesco qb. :)

mas em termos tecnicos confesso que podia estar melhor.

alias o conceito nao é novo e confesso que neste videoclip bem antiguinho esta bem melhor executado e interessante.

aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ZGWkdNWFZiI&feature=player_embedded

nao vi as outras curtas..mas esta parece-me exagerada para ser vencedora..nao esta nada de mais..mas bom.

passarola disse...

para mim também foi a melhor surpresa!! é muito bom!!! :)

Rui Resende disse...

eu tinha visto o Logorama há uns meses no Cinanima, aliás como 3 dos 5 nomeados para este óscar. acabo por concordar, baseando-me nos 3 filmes que vi, porque o filme está bem feito, o conceito é interessante e desenvolvido, mas sobretudo gostei do aproveitamento de alguns dos personagens publicitários (o ronnie está mesmo muito bom).
o french roast está muito bom também, já o mesmo não posso dizer o Granny o'Grimm.

PortoMaravilha disse...

Sim, o cinema Francês, sejam longas ou curtas metragens, é de grande qualidade sem qualquer chauvinismo . Aliás um chauvin não é mais , inicialmente, que um uniforme do exército de Napoleão. Coisa que não visto ! Lol !

Por razões históricas, é imensamente difícil que os filmes Franceses sejam premiados nos óscares. Têm que ser duas vezes melhores.

A história remonta ao após guerra. Os ianquis impõem como condição de reembolso da dívida de guerra , que as salas Francesas apresentem 50 % de produções americanas ( maneira de vender o seu modo de vida ) .

Talvez por ser um país com muita história ligada à sétima arte , a França reconhece o bom cinema e os bons realizadores. Talvez não seja um acaso se a Cinematheque Française tivesse prestado homenagem , ultimamente, a P Costa.

Como creio que também não foi um acaso se, na altura, J Lang , então ministro da cultura, escolheu M de Oliveira para encenar " Les Souliers de Satin ".

Nuno

João Ruivo disse...

Considero que foi uma vitória justa dada a criatividade e engenho que foi aplicada neste filme e no seu visual.

A história em si ou as sensações que transmite não são tão intensas como noutras curtas, mas a ideia dos logótipos e a forma como foi posta em prática é primorosa.