sábado, 6 de março de 2010

Óscares: um momento único


Houve momentos únicos nas cerimónias de entrega dos Óscares. Um desses momentos que ficou guardado na memória colectiva foi o da entrega do Óscar para Melhor Actriz Secundária em 1994. Na lista de nomeadas estavam 4 actrizes consagradas - Holly Hunter, Emma Thompson, Winona Ryder, Rosie Perez e uma criança actriz novata - Anna Paquin. Contra todas as expectativas e contra a forte concorrência, saiu vencedora a pequena Anna Paquin pela sua interpretação no filme "O Piano" de Jane Campion.
Anna Paquin tinha apenas 11 anos, foi a segunda actriz mais nova de sempre a ganhar um Óscar e só foi autorizada a ver o filme no qual tinha participado 5 anos depois (devido às cenas de cariz sexual).
Gene Hackman, na qualidade de apresentador deste Óscar, anuncia a vencedora e a pequena Anna abre a boca de espanto. Sobe a escadaria e dirige-se, timidamente, para receber o Óscar. No momento em que era suposto agradecer, a jovem actriz emudece e fica em silêncio durante 20 longos segundos, visivelmente condicionada pela reacção emocional. Anna Paquin, espantada e nervosa, soluça e sorri com esforço, enquanto o público manifesta risos pela situação singular. Quando se esperava que a actriz se retirasse sem proferir quaisquer palavras devido a tamanho nervosismo, eis que, de um segundo para o outro, Paquin debita os habituais agradecimentos com grande fluência! Memorável.
Ver o vídeo aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Simplesmente infame o facto de usarem a rapariga para fazer o filme e apenas 5 anos depois a deixarem ver o mesmo. Não percebo porque se insiste em tratar as crianças dessa maneira (ao mesmo tempo tratam-se os adultos como crianças). Mas, afinal estamos a falar dos oscars e, muito dificilmente, de cinema.
Continuação.

cão sem raiva disse...

A «piquena» mereceu bem o prémio.
E O Piano é um grande filme, diga-se de passagem.

ArmPauloFerreira disse...

Ena pá.... já nem me lembrava disso.
Impressionante.

Anos mais tarde estav tudo a contar com outra criança a ganhar: o Haley Joel Osmond, o do Sexto Sentido, que acabou por não ganhar o galardão.