domingo, 21 de março de 2010

Sobre Divas do cinema

O que é hoje uma diva do cinema? Reformulando: ainda há divas no cinema de hoje? Divas que personifiquem a fusão de um imenso talento artístico, com grandes doses de magnetismo, carisma, poder de sedução e beleza? Será Angelina Jolie uma diva? Uma Scarlett Johansson? Uma Charlize Theron? Uma Kate Winslet? Um Nicole Kidman? Quanto a mim, a resposta é claramanete negativa. As actrizes citadas, como tantas outras, não são comparáveis às actrizes da era de ouro de Hollywood (anos 30 a 50).
Uma Marlene Dietrich, uma Bette Davis, uma Greta Garbo, uma Rita Wayworth eram mulheres-paradigma de uma época, com forte carisma, personalidade e talento. Femmes fatales, se quisermos, conceito que hoje praticamente já não existe.
Eis alguns exemplos:
Veronica Lake

Louise Brooks

Maureen O'Hara

Lana Turner

Joan Crawford
Uma lista com 45 actrizes do período clássico de Hollywood.

3 comentários:

Silly Little Wabbit disse...

Existem muitas. Mas uma das senhoras que até agora me fascina é Lauren Bacall.

Ana Cristina Leonardo disse...

se calhar a Julianne Moore

Unknown disse...

Das mencionadas admiro particularmente Veronika Lake. Falando de divas no global (não incluindo apenas as fatale) os meus gostos recaem sobre ambas as Hepburn, Bacall, Jean Arthur, Stanwick, Grace Kelly e claro, Monroe.

Respondendo à questão, não, não existem divas nos dias que correm. Acredito piamente que, nesta fase, as únicas que podem lá chegar são Blanchett e Winslet.