quarta-feira, 24 de março de 2010

Genealogia do rosto feminino no cinema


Sobre os rostos no cinema haveria muito a dizer. Rostos femininos e masculinos. Desde que Carl Dreyer, no final do período mudo, filmou o rosto expressivo de Maria Falconetti (na foto) em grandes planos no filme "A Paixão de Joana D'Arc" (1928) que a imagem da mulher na Sétima Arte nunca mais voltou a ser a mesma.
A seguir a Falconetti, muitas outras actrizes contribuíram para o glamour da sétima arte, as tais divas que falava uns posts mais abaixo: De Greta Garbo a Marlene Dietrich, de Katherine Hepburn a Ingrid Bergman, de Sofia Loren a Charlize Theron, de Brigitte Bardot a Nicole Kidman.
Na sequência que se segue, maravilhosamente montada com a técnica "morphing", surgem dezenas de rostos de actrizes famosas pelo talento, mas também pela incrível fotogenia e beleza plástica. São imagens de mulheres que fizeram a história do cinema desde o período mudo até aos nossos dias.
Curiosamente, esse sofrido e expressivo rosto de Maria Falconetti não surge contemplado nesta montagem. Falha grave.

1 comentário:

Ricardo disse...

Este vídeo é líndissimo!

Eu diria que a Falconetti hoje em dia, está um bocado esquecida, porque comparada com as que estão neste vídeo, não foi propriamente uma star.