A crise manifesta-se, cada vez mais, no mercado de DVD. Depois do fecho da gigante Blockbuster, é a vez das lojas online começarem a fazerem promoções para combater a fraca procura. Refiro-me, especificamente, à loja de venda online dvdgo.com, porventura uma das grandes lojas de venda de DVD europeia (pelos menos ibérica é de certeza). Houve tempos (há uns anos) em que comprava muitos filmes nesta loja, sobretudo edições clássicas raras e de autor, que não existiam no mercado português (tem uma boa e e diversificada secção de cinema clássico).
No tempo áureo, nos anos 2001 a 2004, raramente havia promoções de preços ou outras. No Natal havia um dia de envio grátis (ou seja, portes de correio grátis, que habitualmente são €6,30). Há uns meses, a dvdgo.com começou a fazer promoções de dois dias de envio grátis. E eis que, ontem mesmo, recebi um mail a informar que esta semana toda (uma semana inteira!) o cliente não paga os portes. Coisa impensável há 4 ou 5 anos atrás. Sinal de que há menos procura e a empresa é forçada a fazer campanhas de promoção para aumentar as vendas.
No tempo áureo, nos anos 2001 a 2004, raramente havia promoções de preços ou outras. No Natal havia um dia de envio grátis (ou seja, portes de correio grátis, que habitualmente são €6,30). Há uns meses, a dvdgo.com começou a fazer promoções de dois dias de envio grátis. E eis que, ontem mesmo, recebi um mail a informar que esta semana toda (uma semana inteira!) o cliente não paga os portes. Coisa impensável há 4 ou 5 anos atrás. Sinal de que há menos procura e a empresa é forçada a fazer campanhas de promoção para aumentar as vendas.
A qualidade das edições também não tem sido nada de especial, visto que a aposta tem sido quase só centrada nos títulos comerciais. Temo que, por estas e outras razões, mais mês menos mês, mais ano menos ano, a dvdgo.com (como outras lojas similares) acabem por seguir o destino da Blockbuster: encerramento de portas, puro e duro.
2 comentários:
Só para avisar que o que se está a passar com a dvdgo pouco tem a ver com a situação actual das vendas de DVD, mas sim com a péssima gestão que a loja tem vindo a fazer.
Desde que a dvdgo foi comprada (pelo grupo planeta se não estou em erro) e desde o fiasco da actualização do site hà uns meses que a dvdgo nunca mais foi a mesma.
Atrasos em encomendas, encomendas desaparecidas, etc.
Se fizer uma pesquisa sobre o assunto encontrará tópicos sobre o problema.
Acredito que tenha razão, porque desde que foi actualizado o site que deixei de comprar na dvdgo - e eu até fui um bom cliente durante anos.
Obrigado pela opinião.
Enviar um comentário