sexta-feira, 5 de março de 2010

Efeito dominó

É preciso ver para crer. Os OK Go, banda rock de Chicago que granjeou sucesso com os seus ambiciosos e originais videoclips (como este), voltou a surpreender com o seu mais recente trabalho: "This Too Shall Pass", um incrível videoclip concebido com base num complexo efeito dominó (com objectos e materiais surpreendentes), filmado num único plano-sequência (sem cortes de montagem). Não há efeitos visuais nem truques digitais de pós-produção. Tudo foi feito ao vivo e em tempo real relativamente à duração da canção.
O videoclip foi filmado num grande pavilhão em Los Angeles e demorou uns cansativos 30 dias e 50 tentativas para conseguir o resultado final. O especialista neste trabalho que criou este complexo sistema, Rube Goldberg, socorreu-se de cálculos matemáticos para que as peças pudessem cair em série nos momentos cirurgicamente pretendidos. Visualmente, o resultado é, a cada segundo, uma surpresa contínua. Após as tais 50 tentativas ("era frustrante chegar a meio e algo correr mal", disse o baixista Tim Nordwin) e 60 pessoas na produção técnica, eis o brilhante videoclip resultante da visão artística dos OK Go (já agora, a canção é meramente mediana):
Pode ser visto em melhor resolução aqui.

3 comentários:

Miguel disse...

acho definitivamente que este é um futuro a seguir para as bandas. mas como disse, os ok go já começam a denotar-se (quase que me atrevo a dizer a palavras "mais") pelos seus videoclips (mais até que pela própria musica hah)

continuação bons posts!

cão sem raiva disse...

Bem, a canção... é uma, diria, quase nulidade.

Bruno Cunha disse...

A canção não presta mas o videoclip está espantoso!
A perfeita coordenação e aquele momento da colher a bater nos copos, sublime!

Abraço
Cinema as my World