terça-feira, 23 de março de 2010

Joy Division, 18 de Dezembro 1979

No próximo dia 18 de Maio assinalam-se 30 anos da morte de Ian Curtis, o cantor, poeta e alma atormentada dos Joy Division. Foram poucos os concertos fora de Manchester que os JD deram. Como se sabe, o grande salto para o esperado estrelato seria dado no dia 19 de Maio de 1980, quando a banda se preparava para fazer uma digressão pela América. Porem, Ian Curtis interrompeu esse sonho...
Ora, exactamente 5 meses antes do fatídico acto de Ian Curtis (18 de Dezembro de 1979), os Joy Division tocaram ao vivo em Paris. Esse registo foi gravado e agora revelado aos fãs - pelo menos eu só agora tive acesso a esta gravação (já conhecia outras ao vivo da banda, mesmo quando ainda se chamavam Warsaw). É um registo de concerto rude, cru, austero, com um alinhamento onde encontramos quase todos os grandes temas da banda de Manchester. Nalguns temas a voz de Curtis parece que se esvai e enfraquece, noutros parece que explode de raiva incontida, à beira do precipício.
Seja como for, "Les Bains Douches" é um documento precioso para fãs dos Joy Division. Descarregar aqui.

5 comentários:

arrssousa. disse...

Acho que só me resta agradecer!

Unknown disse...

Este disco já tinha sido editado em Abril de 2001!

Unknown disse...

Neuroticon: não fazia a mais pequena ideia.
Mas pronto, mais vale tarde que nunca ;)

Luis Baptista disse...

Sim, um registo já antigo e que circulou muito na altura, mas já ouvi gravações melhores de poucos concertos ao vivo dos própros.

Anónimo disse...

ESTE DISCO È UM INSULTO AOS JOY DIVISION!!!!!!! O QUE É QUE ISTO TEM A VER COM ELES?????????????!!!!!
O IAN DEVE ESTAR A DAR VOLTAS NO CAIXAO!!!