sábado, 9 de maio de 2009

The Black Angels - o rock piscadélico em 2009


A que soa uma banda rock que reclama influências de grupos como The Velvet Underground, Spacemen 3, The Jesus and Mary Chain, Suicide, Joy Division, Syd Barret, Spiritualized, Pink Floyd, The Raveonettes e toda uma série de bandas psicadélicas dos anos 60 e 70? Bom, pode soar terrivelmente mal ou terrivelmente bem. E é na segunda classificação que se situa a banda The Black Angels. Uma banda americana que foi buscar inspiração directa (até para o logotipo!) ao mítico grupo de Lou Reed, John Cale e Nico - o próprio nome da banda foi retirado da canção "The Black Angel's Death Song" dos Velvet Underground.
Sendo uma banda cujas coordenadas estéticas são bem definidas, os The Black Angels fogem, mesmo assim, a certos clichés cristalizados do rock de guitarras e impõem a sua própria linguagem com canções musculadas (ao nível de guitarras e percussão), guitarras saturadas de efeitos wah-wah e vocalizações etéreas. Formaram-se em 2004 e lançaram apenas dois álbuns, "Passover", em 2006 (título de uma música dos Joy Division) e "Directions to See a Ghost", em 2008. Uma excelente banda revivalista, mesmo para quem não aprecie revivalismos (como é o meu caso). Vale bem a pena ouvir estes dois temas em volume alto e com janelas abertas. É rock 'n' roll psicadélico puro e duro. Em 2009.

2 comentários:

LN disse...

Black Angels é bom, sim. Mas há mais, de diferente ângulo pschy que não destoam, ou ultrapassam.

Rui Manuel Martins disse...

Desconhecia mas gostei de conhecer. É um despertar directo e puro daquilo que foi enterrado pelos Joy Division (mais ou menos) nos pós-punk, onde os restos do Rock Psych desapareceram.
Despertou-me alguma curiosidade...