domingo, 17 de maio de 2009

A nova cinefilia


O que fica da reportagem do último Ípsilon sobre o que significa, hoje, o conceito de cinefilia? Ficam três coisas:
1 - O cinéfilo é um consumidor audiovisual híbrido: vê cinema em casa (DVD), saca da internet os filmes raros de que gosta e ainda frequenta, de vez em quando, as salas de cinema (Cinemateca e alguns cineclubes, ainda que a actividade cineclubista esteja pelas ruas da amargura - veja-se o caso do Porto, outrora grande centro de culto cinéfilo e agora um fenómeno quase inexistente).
2 - O cinéfilo é hoje um programador. Já não está à espera das programações das salas de cinema especializada. Procura informação na Internet, colecciona filmes em DVD (suporte físico e digital) e programa as suas próprias sessões de cinema em casa, sozinho ou com os amigos.
3 - O cinéfilo desenvolveu um gosto multicultural e multifacetado: agrada-lhe tanto o cinema independente de Taiwan, como o western spaghetti, o expressionismo alemão, a cinematografia de terror série B, como as tendências da videoarte contemporânea ou o cinema experimental japonês.

6 comentários:

Teresa Queiroz disse...

e como os conceitos mudam


já Camões dizia que se mudam o tempo mudam-se as vontades


um visionário deslocado no seu tempo

um cinéfilo....nem sei o que é :)
e qual a necessidade de o definir se existir :)

gostei de ler

AddCritics disse...

Parece-me uma visão muito perspicaz do que na verdade se tornaram os verdadeiros apreciadores de cinema. O DVD veio revolucionar o modo de iteração com a 7ª arte e de certa forma democratizar um pouco o aceso a filmes mais antigos ou com uma distribuição mais restrita. Conseguem-se encontrar algumas raridades nas loja on-line, coisas que antigamente era muito complicado encontrar nos video-clubes.

O Próprio objecto, criou um culto muito mais alargado do que as VHS e quase todas as famílias têm uma pequena DVDteca com os seus filmes favoritos. É um fenómeno interessante e que apenas ajuda à divulgação e ao consumo de cinema.

Abraço

lemepris disse...

Olá. Precisava que me disesses uma coisa. Aqui há uns tempos falaste de um blog que era dedicado ao download de cinema alternativo/de autor. Será que me podes dizer qual é, é que já andei aqui a ver o blog e não encontro. É que na altura não liguei muito, mas agora quero um filme que não encontro em lado nenhum, e ppode ser que tenha lá.

Obrigado e parabéns pelo trabalho que tens feito.

Anónimo disse...

Só uma questão para todos os leitores deste blog, não existe um cineclube na guarda, onde estão os espectadores?

Victor Afonso disse...

Lemepris: creio que te deves estar a referir a este post - http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com/2009/04/mina-de-ouro-para-cinefilos.html

Sim, onde estão os espectadores de cinema na Guarda (como em tantas outras cidades?)

lemepris disse...

obrigado. era isso mesmo.