sexta-feira, 15 de maio de 2009

A televisão - instrumento redutor

"Porque é que a TV foi essa «caixinha que revolucionou o mundo»? Faço a pergunta e as respostas vêm em turbilhão. Fez de tudo um espectáculo, fez do longe o mais perto, promoveu o analfabetismo e o atraso mental. De um modo geral, desnaturou o homem. E sobretudo miniturizou-o, fazendo de tudo um pormenor, misturado ao quotidiano doméstico. Porque mesmo um filme ou peça de teatro ou até um espectáculo desportivo perdem a grandeza e metafísica de um largo espaço de uma comunidade humana. Já um acto religioso é muito diferente ao ar livre ou no interior de uma catedral.
Mas a TV é algo de minúsculo e trivial como o sofá donde a presenciamos. Diremos assim e em resumo que a TV é um instrumento redutor. Porque tudo o que passa por lá chega até nós diminuído e desvalorizado no que lhe é essencial. E a maior razão disso não está nas reduzidas dimensões do ecrã, mas no facto de a «caixa revolucionadora» ser um objecto entre os objectos de uma sala.

Mas por sobre todos os males que nos infligiu, ergue-se o da promoção do analfabetismo. Ser é um acto difícil e olhar o boneco não dá trabalho nenhum. Ler exige a colaboração da memória, do entendimento e da imaginação."

Vergílio Ferreira, in “Escrever”

6 comentários:

Rolando Almeida disse...

Pois, ao ponto de uma estudante de 18 anos, minha aluna, estar hoje mesmo a defender que com a teconologia que tinha em casa, conseguia ver os directos mesmo antes deles acontecerem. E esta?

Álvaro Martins disse...

E tinha toda a razão. Cada vez há mais ignorância no mundo.

Hugo disse...

Concordo que a tv reduza o impacto de tudo, porém acredito que a ignorância e comodismo das pessoas está mais ligado a educação que elas recebem. Aqui no Brasil temos grandes problemas familiares que se refletem na educação das crianças, se transformando numa espiral de erros. A tv, assim como computador ou qualquer outra tecnologia pode ser bem utilizada, mas é necessário ter pessoas conscientes e bem educadas.

Abraço

Ana Pena disse...

"Veja que beleza
Em diversa cores
Veja que beleza
Em vários sabores
A burrice está na mesa

Veja que beleza !

Refinada, poliglota
Anda na direita
Anda na esquerda
Mas a consagração
Chegou com o advento
Da televisão
Da televisão
Da televisão

(...)Se neste momento solene não lhes proponho um feriado comemorativo para a sacrossanta glória da burrice nacional, é porque todos os dias, graças a Deus, do Oiapoque ao Chuí dos pampas aos seringais, ela já é gloriosamente festejada, gloriosamente festejada."

Burrice - Tom Zé

;)

::Andre:: disse...

Lembro-me de quando era miúdo e os meus pais puseram tv cabo em casa, o meu inglês evoluiu imenso. Não acho a tv redutora, talvez só quando a mesma é aplicada como um substituto.

F disse...

A TV, para não embrutecer e para não alienar, tem de ser gerida com critério, peso e medida.
Quem educa, e optou por ter TV em casa, tem responsabilidades.
Não se trata, apenas, de mais um objecto na sala. Já é, também, mais um objecto em muitos quartos.