segunda-feira, 4 de maio de 2009

Recordações de Granja


Vasco Granja foi um herói da cultura nacional. Foi preso pela PIDE por divulgar determinados desenhos animados e resistiu, e insistiu... A sua paixão pela banda desenhada e pelo cinema de animação levou-o a fazer programas de televisão durante quase duas décadas. Divulgava tanto o cinema clássico da MGM e da Warner Bros., como os filmes mais experimentais do cinema checo, polaco ou canadiano. Quando via o seu programa, ainda criança a caminhar para a puberdade, anisava era pelos filmes da Pantera Cor-de-Rosa, do impagável Bugs Bunny e de toda a trupe louca dos Looney Tunes. Aos olhos de uma criança, ver filmes bizarros feitos por realizadores com nomes impronunciáveis, era bagagem a mais. Mas é óbvio que, a esta distância, percebo a enorme importância do trabalho do Vasco Granja na divulgação de correntes de cinema de animação de vanguarda, que anunciavam estéticas novas.
Como gosto de guardar recortes de jornais de coisas que em tempos escrevi, fui buscar ao arquivo uma crónica que redigi para um jornal local em 5 de Novembro de 1995. Trata-se de um texto que escrevi sobre uma conferência proferida pelo Vasco Granja a propósito da comemoração dos 100 anos do cinema. Nesse texto, referia que Vasco Granja tinha dado um importante contributo sobre a sua experiência como divulgador do cinema de animação, enquadrado na história das imagens propriamente dita. Um homem afável e comunicador, e grande conhecedor do cinema de animação em todas as suas vertentes.
Houve um outro contributo de Granja na minha formação de cinéfilo, dois antes dessa conferência: um livro, de capa vermelha, que o próprio escreveu sobre o realizador russo Dziga Vertov. Comprei-o numa livraria de Lisboa no Natal de 1993. Neste livro, Vasco Granja explana, de forma simples e directa, toda a arte do cineasta de "O Homem da Câmara de Filmar". A visão apaixonada que Granja revelava pela arte de Vertov, influenciou-me a gostar desmesuradamente deste vanguardista das imagens.
Hoje faltam, na televisão portuguesa, programas culturais de autor como o que Vasco Granja dinamizava. O seu contributo influenciou toda uma geração de telespectadores, influência que hoje seria praticamente impossível, por diversos factores.
Já que estão na moda as petições, que tal uma petição para a realização de um documentário sobre a vida e obra do Vasco Granja?

4 comentários:

Gema disse...

Também quando soube da noticia fiquei super triste, pois lembro-me tão bem de na minha infância estar colada á tv para ver o espaço dele... animação de qualidade, como nunca mais se viu.
Dizes:
"Aos olhos de uma criança, ver filmes bizarros feitos por realizadores com nomes impronunciáveis, era bagagem a mais."
Mas eu ainda hoje me lembro de muitos filmes de animação que passaram nessa altura e que gostava imenso (apesar de como é óbvio, não saber os nomes dos realizadores desses mesmo filmes, pois era mesmo muito criança). Sendo bagagem a mais ou não, todos esses filmes eram muito melhores e ensinavam-nos muitas mais coisas, que os de hoje, que são basicamente, para mentecaptos (tirando como é óbvio algumas raras excepções).
Se alguém fizer essa dita petição, contem comigo para a assinar.
R.I.P.

Rolando Almeida disse...

Grande Vasco. É um exemplo do valor inestimável da divulgação. E nós, em Portugal precisamos muito de pessoas como ele, que divulguem as artes e os saberes sem pretensiosismos. O Vasco para mim pertence a uma elite muito à frente no nosso meio. Quando era miúdo não tinha muita noção que estava a ver desenhos animados de uma qualidade enorme, mas aprendi muito, muito mesmo pela mão deste homem. Devo-lhe muito e hei-de falar dele ao meu filho.

Simplesmente EU disse...

Vasco Granja, durante muito tempo, tornou-se, quase um elemento da família.
Aguardava-o e esperava-o com muito carinho...
Sentava-me junto da "caixa mágica" e deliciava-me, tal como tu, com a Pantera Cor-de-Rosa, Bugs Bunny...
e não só, claro está.
A vastissima informação que nos era proporcionada abria um leque enormissimo para a diversão, bizarra ou não, mas sobretudo agradável.

António disse...

Dos poucos que se lembraram dele nos últimos tempos foram os Gift que o convidaram (e bem) para o videoclip "Question of Love" do 2ª album.
Um grande bem haja a todos que ontem e hoje se lembraram de fazer um tributo ao Grande Vasco Granja.