domingo, 10 de maio de 2009

Quando o mundo conheceu "Apocalypse Now"

No dia 10 de Maio de 1979, há precisamente 30 anos, o mundo conhecia "Apocalypse Now", a obra-prima (ou uma das obras-primas) de Francis Ford Coppola. Foi no Festival de Cinema de Cannes (estreou nas salas ao público em Agosto desse ano). Coppola proferiu, numa conferência de imprensa, uma das frases mais célebres alguma vez ditas acerca de um filme: "Este não é um filme sobre o Vietname, este filme é o próprio Vietname" (o cineasta referia-se às tremendas dificuldades de realização e de produção deste filme, que lhe provocou a ruína financeira, cinco anos de desgaste infernal, tentativas de suicídio, tempestades tropicais que destruíram os cenários, ataques cardíacos de Martin Sheen e caprichos de Marlon Brando).
Um filme de uma vida, uma filme para toda a vida.
Sobre "Apocalypse Now", escrevi "As Trevas da Alma".




5 comentários:

J. Maldonado disse...

É um dos meus filmes preferidos, acerca do qual já fiz estes posts:


http://a-terceira-via.blogspot.com/2009/04/o-dilema-do-capitao-willard.html

http://a-terceira-via.blogspot.com/2009/04/we-are-hollow-men.html


É um excelente retrato da Condição Humana na guerra.

Sam disse...

Uma ocasião que merece destaque.

Tal como o Maldonado, é um dos filmes da minha vida.

Cumps. cinéfilos.

prla1983 disse...

Trata-se precisamente do meu filme favorito de guerra pois, de entre os que vi, é o que retrata melhor, na minha opinião, a principal característica da guerra: a loucura.

Bem relembrado, Victor!

F disse...

Este filme é dos melhores que vi até hoje. Completamente LOUCO. Concordo com prla. A banda sonora está muito bem escolhida. O casting é fabuloso.

Unknown disse...

Acho que Apocalypse Now filme foi muito bom, filme super-clássico, foi lançado em 1972, mas ainda válido. R etomando diferentes aspectos dentro do filme, tem sido muitas coisas. A história é boa, os atores também, em especial Robert Duvall, que tem feito uma carreira muito boa ao longo do tempo, um dos seus melhores trabalhos foi juiz um filme que tem um ano de ser lançado.