sexta-feira, 1 de maio de 2009

Espectacular sequência de acção... sem acção


Adam Berg é um realizador sueco que se tem notabilizado por realizar, essencialmente, filmes publicitários e videoclips musicais. O último trabalho de Adam Berg tem dado muito que falar porque é um prodígio visual que dura uns estonteantes dois minutos e dezanove segundos. A partir das inovadoras "imagens suspensas" revelados no primeiro filme da trilogia "Matrix", Adam Berg encena uma espectacular sequência de assalto a um hospital em que a acção (explosões, tiros, quedas, estilhaços...) está completamente congelada no tempo e parece envolver o espectador num contexto de tridimensionalidade. O filme é claramente inspirado em "Dark Knight" mas sem o Batman nem o Joker. Só lá estão os polícias num tremendo tiroteio com assaltantes vestidos de palhaços medonhos.
Com produção da Stink Digital e filmado num único e brilhante plano-sequência, esta pequena jóia visual pretende ser a publicidade ao televisor 22:9 "Carousel" da Philips. É publicidade, sim, mas é também pura magia visual que ficará para a história da cultura das imagens contemporâneas.
Ao contrário do que se possa pensar, a cena foi filmada com actores de carne e osso (sempre imóveis ou suspensos no ar com cabos de aço) e a manipulação digital foi apenas utilizada para retoques com as balas e o fogo. O resultado é fascinante e merece ser visto com boa resolução aqui (demora um bocadinho a carregar).
Para quem quiser saber mais pormenores sobre como foi criado este filme, pode ver aqui uma abordagem ao "making of".

2 comentários:

Álvaro Martins disse...

Tens toda a razão, espectacular.

Questiuncas disse...

Simplesmente fantástico.