quarta-feira, 6 de maio de 2009

Um dicionário de cinema muito particular


É um dos mais deliciosos livros que li ultimamente: "Dicionário de Cinema para Snobs" (Edições Tinta da China) de David Kamp e Lawrence Levi. Um magnífico livro simultaneamente sério e divertido sobre o que é isso de ser um "Snob cinéfilo". Com prefácio de Pedro Mexia (subdirector da Cinemateca) e tradução competente de Ana Markl (sim, a irmã do Nuno), "Dicionário de Cinema para Snobs" é um livro sobre todos os cinéfilos, porque todo o cinéfilo que se preze, tem qualquer coisa de "Snob". Encontra-se à venda em qualquer Bertrand ou Fnac.
Eis o que Pedro Mexia escreve no prefácio: "Não é do cinéfilo clássico que trata este pequeno manual cómico e erudito. David Kamp e Lawrence Levi pensam numa criatura mais recente, cujo modelo não é Truffaut mas Tarantino. O «snob» que eles gozam conhece as referências canónicas mas exibe um gosto mais contemporâneo e abrangente. Não cresceu em cinematecas mas em lojas de vídeo, não cursou cinema mas estudou atentamente os extras dos DVD da Criterion.
É um elitista populista, que usa termos como "diegese" ou "meditação sobre o desejo", mas tem um fraquinho por filmes mexicanos de luta livre, musicais de Bollywood. O cinéfilo snob ainda frequenta as altas esferas, a Nova Vaga Iraniana, digamos, mas nada lhe dá mais gozo do que ver e rever os filmes "esquecidos", "menores", "malditos". Cinema de massas para intelectuais, eis o apetite paradoxal do novo cinéfilo, isto é, do novo snob. Kamp e Levi gozam com os snobs cinéfilos porque são uns snobs cinéfilos. Não tinha graça nenhuma se não fosse assim."
Os autores, Kamp e Levi, são dois prestigiados críticos de cinema norte-americanos, com carreira jornalística credenciada em revistas da especialdiade (e com livros editados). E, claro, ambos têm um afiado sentido (auto)crítico uma veia sarcástica sobre a cultura cinéfila.

O livrinho é de tal forma interessante que decidi, para quem o não tem e quer conhecer os seus irresistíveis (e discutíveis, afinal de contas) ensinamentos, abrir uma nova categoria do blogue: "Dicionários de Cinema Para Snobs".

5 comentários:

Sofia disse...

Não conhecia. Muito giro

Sam disse...

Obrigado pela recomendação, Victor.

Cumps. cinéfilos.

Raquel Roque disse...

Obrigada pela recomendação, uma boa oferta de anos para uma pessoa amiga que faz anos brevemente....

Sam disse...

Já o li. É, sem dúvida, uma excelente peça para "eruditos" e "curiosos" de Cinema.

Já para não falar do seu carácter viciante. Devorei-o numa tarde.

Cumps. cinéfilos.

Victor Afonso disse...

é isso mesmo, Sam!