quinta-feira, 7 de maio de 2009

O carisma de Mr. Spock


Nunca fui um especial fã de "Star Trek ("O Caminho das Estrelas"). Ou seja, nunca fui nem sou, um fanático "Trekkie" (ou "Trekker") e creio que nunca vi nenhum dos dez filmes feitos para cinema ao longo das últimas décadas. Quando era miúdo gostava de ver os episódios na televisão (assim como de outra série notável da ficção científica televisiva, "Espaço 1999"). Mais do que o Capitão Kirk (William Shatner) que comandava a nave intergaláctica Enterprise, eu gostava era de Mr. Spock (Leonard Nimoy). A sua figura fascinava-me: olhar gélido, orelhas pontiagudas, pose austera, carisma e personalidade. Não admira que, ainda hoje, Mr Spock seja a personagem da saga "Star Trek" que mais fãs acumula na internet sob as mais diversas formas: livros, documentários, banda desenhada, e sites de fãs, como este.
Daí que me suscite alguma curiosidade saber até que ponto o jovem actor Zachary Quinto consegue, no novo filme "Star Trek" realizado, igualar a personagem encarnada por Leonard Nimoy.

3 comentários:

Álvaro Martins disse...

Também estou céptico quanto a essa questão. É esperar para ver, mas, tal como tu, também nunca fui nem nunca serei um fã de Star Treck.

Unknown disse...

Hoje o Pùblico dá 5 estrelas ao filme classificando-o de obra-prima. E refere ainda que é um filme para quem não gosta de ficção científica nem gosta da série. Será mesmo?

Francisco Maia disse...

É mesmo. Vou definir-me para poderem rotular a minha opinião: não sou trekkie, sou fã moderado de ficção cientifica, gigante fã de Abrams. Nunca vi um episódio completo de star trek, pré Next Generation.

Agora a opinião: achei sublime. Extraordinário tanto para mim, leigo, como para os trekkies à minha frente que se deliciavam com cada "Live long and prosper" e "I'm givin' it all she's got, Captain"

Achei mesmo um filme brilhantemente simples e directo, ainda para mais porque tem uma realidade dificil de controlar, e embora não ache que vai ficar para a história como um dos grandes filmes da decada, dou-lhe realmente nota 5.

ps: até gostei de ver Quinto como spock. Nota-se que o emula mas não o imita.