quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bicicleta e cinema: harmoniosa união


Eis um prato delicioso e irresistível para quem é cinéfilo e gosta de bicicletas: o "Bicycle Film Festival" chegou a Portugal (Lisboa). Trata-se de um festival de cinema completamente diferente, de carácter itinerante e especializado. A ideia da criação do festival surgiu em 2001 e já passou por dezenas de cidades do mundo, sobretudo nos EUA e na Europa.
Dedicado exclusivamente à bicicleta nas suas múltiplas variantes (desporto, lazer, artística...), este festival decorre de quarta a domingo com imensas propostas que passam por longas-metragens, obras de ficção e documentários, videoclips e filmes de animação, tudo seleccionado por cineastas e videastas de todo o mundo que contribuem para celebrar a bicicleta e o espírito da comunidade ciclista. Ah, e não faltam passeios de bicicleta ao ar livre para comungar desse mesmo espírito do festival!
PS - Mal imaginaria o realizador Vittorio De Sica, quando realizou o célebre "Ladrões de Bicicletas" em 1948 (marco do Neo-Realismo italiano), que seria criado, décadas mais tarde, um festival só dedicado a este objecto de transporte e de lazer.

2 comentários:

hg disse...

A sessão de amanhã (ou melhor, já hoje sexta-feira) às 21.30 vale bem a pena. Uma curta duns putos com uma bicicletas fabulosas, recheadas de colunas de som bem maiores que as de muitas discotecas. E uma longa através de África. 12000 kms pedalados ao longo de 4 meses num filme que, também ele, parece ter sido filmado ao ritmo de duas rodas... contemplativo sem ser aborrecido. E que deixa uma vontade enorme de partir a conhecer mundo.

Rui Carvalho disse...

já vou atrasado ....gosto muito de biclas.....