quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mashup - misturar e voltar a dar

Há um verdadeiro mundo de mashups por descobrir. Fruto da cultura do sampling e da técnica de "corte e cola" que se instalou nos anos 90 e 2000, qualquer pessoa em casa, com o seu computador e um software barato pode fazer um mashup.
E o que é um mashup musical? Basicamente, é um processo simples de colagem de duas músicas completamente diferentes, de forma a criar uma música nova. Por norma, aproveita-se a base instrumental de uma determinada música, apaga-se um ou outro elemento musical (voz ou instrumento) e cola-se por cima outra parte instrumental com voz. É preciso apenas ter alguma sensibilidade para sincronizar o ritmo ou a sequência melódica entre as duas partes para que o resultado se torne, auditivamente, uma total surpresa (principalmente se o ouvinte conhecer as duas músicas misturadas).
Há já um longo historial de criação de mashups, cujo principal objectivo é a pura diversão de juntar músicas completamente opostas. Há centenas de exemplos na internet e no Youtube, perfeitos anónimos que se dão ao trabalho de misturar as mais improváveis músicas: Metallica com Beatles, Eminem com Black Sabbath, Queen com Outkast, Abba com 50 Cent, Beatles com Nine Inch Nails, entre muitos outros exemplos. Alguns mashups são mais interessantes e eficazes do que outros, havendo exemplos que parecem ter sido feitos pelo mesmo compositor - independentemente do género musical ou da época das referências citadas.
Eis três interessantes e criativos exemplos.
O grupo hip-hop Beastie Boys misturado com Doors:

White Stripes com Prodigy:

Nirvana e Michael Jackson:

1 comentário:

Francisco Maia disse...

melhores mash-ups que já ouvi:

- The Trooper (Iron Maiden) com I'm A Believer (The Monkees)

- Smack My Bitch Up (The Prodigy) com Sail Away (Enya)

é preciso ter um ouvido genial para descobrir e misturar estas coisas! Adoro principalmente o primeiro!