segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mão Morta e Maya Deren



É uma boa notícia para os muitos fãs dos Mão Morta: hoje foi colocado à venda o CD/DVD “Rituais Transfigurados”, que corresponde à gravação do filme-concerto com que a banda de Braga abriu o 16.º Festival de Curtas de Vila do Conde, em 5 de Julho de 2008. Este trabalho significou a criação da música original para quatro curtas-metragens da realizadora norte-americana Maya Deren (na imagem), pioneira do cinema experimental. Realizadora de uma grande sensibilidade visual e de um visão poética (e surrealista) das imagens, Maya Deren é dona de uma curta filmografia durante os anos 40 e 50 (Maya morreu precocemente), mas alguns dos seus filmes influenciaram várias gerações de cineastas, como David Lynch, Roman Polanski ou Alejandro Jodorowsky.
Eu não vi o filme-concerto dos Mão Morta, mas tenho a certeza que a sua música, inspirada nas poderosas imagens dos filmes de Maya Deren, contribui para uma maior densidade dramática e estética do trabalho desta tão peculiar cineasta.

2 comentários:

Rolando Almeida disse...

aproveitei para colocar qualquer coisa no meu blog. Há cineastas que realmente ultrapassam todos os preconceitos que criamos em relação ao cinema. Tenho mesmo muita pena de não me dedicar mais ao cinema.

::Andre:: disse...

Estive lá! Foi porreiro, mas não me marcou. Fui sobretudo por ver Maya Deren na tela.