É fã irredutível de ficção científica Star Trek e gosta de filosofia (ou sente inquietações existenciais)? Então o curso universitário "Philosophy and Star Trek" é pensado para si (assim como o livro "Philosophy and Star Trek" editado há um ano). Trata-se de um curso da Georgetown University dos Estados Unidos da América. No conteúdo curricular deste curso (se é que podemos chamar-lhe assim) constam premissas de estudo como:
- Is time travel possible?
- Could we go back and kill our grandmothers?
- What is the nature of time?
- Could reality be radically different from what "we" (I?) think?
- What is the relation between a person's mind and his functioning brain--are they separate substances or identical? Can persons survive death?
- Can computers think?
- Is Data a person?
- What is a person? When do we have one person, and when do we have two
- Do people have free will, or are they determined by the laws of nature to do exactly what they wind up doing, while believing they have free will? Or both?
- What is free will?
E para quando um curso "Espaço 1999 e a Filosofia"; "MacGyver e a Filosofia"; "O Padrinho e a Filosofia" ou "Dr. House e a Filosofia"?
5 comentários:
Não sei se existe cursos de tudo isso e a filosofia, mas a Blackwell tem uma colecção que é Philosophy and Pop Culture que tem muita coisa + filosofia, incluindo o Dr House e a filosofia. Tenho alguns desses títulos, como Mettalica e Filosofia, Beattles e a Filosofia e um ou outro já anda aí em tradução tuga. Podes ver mais em: http://www.amazon.com/s/ref=nb_ss_0_14?url=search-alias%3Daps&field-keywords=philosophy+pop+culture&sprefix=philosophy+pop
"Os discursos dos presidentes da república portugueses e a hermenêutica" também teria boas pernas para andar.
Essa do time travel estaria melhor enquadrada na filosofia em redor da série LOST.
Possivelmente com conteúdo melhor que grande parte dos cursos das faculdades em geral e seria uma boa opção, se tempo houvesse.
Enviar um comentário