É a minha posição como a de muita gente, inclusive dezenas de realizadores que manifestaram a solidariedade para com Polanski (Woody Allen, Scorsese, Almodóvar, etc). Claro que este caso tem exposição por se tratar de uma figura artística respeitada mundialmente. Mas não deixa de ser estranhíssima esta prisão, que parece ter sido armadilhada pelas autoridades suíças (o cineasta ia receber um prémio cinematográfico num país que permite a actuação de um mandato de captura dos EUA). Polanski não é nenhum predador sexual pelo facto de ter cometido o erro isolado que cometeu e confessou há 32 anos atrás. Há advogados que dizem que o crime já prescreveu com este tempo todo. Esteve na prisão quase dois meses. O mandato de captura levanta suspeitas legais. E o facto de já estar na prisão há quatro dias sem que se saiba rigorosamente nada - se é ou não extraditado, com a inacção das autoridades helvéticas, parece-me clara perseguição e vontade dos EUA quererem afirmar que os seus tentáculos de justiça chegam a todo o lado. Daí a minha solidariedade com Polanski.
Não sou um estudioso do sistema judicial americano, não faço ideia se o crime está ou não prescrito, nem sei quem é culpado. Mas o que preside a esta vaga de fundo, Free Polanski, é uma ideia de impunidade artistica.
Concordo com o ricardo. Se tivesse sido um zé ninguém, não existia essa do "um erro que cometeu há 30 anos".....tomou um acção pedófila e fugiu à Justiça, deve ser punido. Quanto à prescrição, não sei.
Não posso deixar de colocar a minha opinião com relação a este assunto. Acho que não devemos apagar da memória (apesar dos tantos anos já passados) aberrações deste género, sim porque se trata de uma passagem cruel e extremamente marcante, pela vida de uma simples criança de 13 anos. Perdoar??? Tens filhos/as?? (Não deves ter) Imagina acontecer uma coisa destas??? Perdoar??? Mesmo passados 30 anos!! Há coisas que não se perdoam, quando marcam... Com Crianças, actos deste género, São Imperdoáveis.
Deixem viver as crianças, serem crianças, crescerem crianças... Condenem quem as maltrata SEMPRE.
Julgá-lo, claro, dentro dos conformes, se já pagou pena, não vejo a lógica, mas na essência é pedofilia, já agora os de cá, será que vão sair impunes, alguns já sairam, mas da fama e aspecto de pedófilos, ninguém os safa...
11 comentários:
É essa a tua posição? Como assim? O homem é um predador sexual foragido da justiça...
É a minha posição como a de muita gente, inclusive dezenas de realizadores que manifestaram a solidariedade para com Polanski (Woody Allen, Scorsese, Almodóvar, etc). Claro que este caso tem exposição por se tratar de uma figura artística respeitada mundialmente. Mas não deixa de ser estranhíssima esta prisão, que parece ter sido armadilhada pelas autoridades suíças (o cineasta ia receber um prémio cinematográfico num país que permite a actuação de um mandato de captura dos EUA).
Polanski não é nenhum predador sexual pelo facto de ter cometido o erro isolado que cometeu e confessou há 32 anos atrás. Há advogados que dizem que o crime já prescreveu com este tempo todo. Esteve na prisão quase dois meses. O mandato de captura levanta suspeitas legais. E o facto de já estar na prisão há quatro dias sem que se saiba rigorosamente nada - se é ou não extraditado, com a inacção das autoridades helvéticas, parece-me clara perseguição e vontade dos EUA quererem afirmar que os seus tentáculos de justiça chegam a todo o lado. Daí a minha solidariedade com Polanski.
Viva! Meu caro, prepare-se para receber hatemail dos zelotas!
E já agora aproveito para o cumprimentar pelo excelente conteúdo do blog, já é visita obrigatória!
Don't do the crime if you can't do the time.
http://www.latimes.com/news/local/la-me-lopez30-2009sep30,0,1671827,full.column
Não sou um estudioso do sistema judicial americano, não faço ideia se o crime está ou não prescrito, nem sei quem é culpado.
Mas o que preside a esta vaga de fundo, Free Polanski, é uma ideia de impunidade artistica.
Concordo com o ricardo. Se tivesse sido um zé ninguém, não existia essa do "um erro que cometeu há 30 anos".....tomou um acção pedófila e fugiu à Justiça, deve ser punido. Quanto à prescrição, não sei.
nem mais, o facto de ser bom numa determinada área, não diz nada sobre o a sua personalidade ou caracter.
"Polanski não é nenhum predador sexual pelo facto de ter cometido o erro isolado que cometeu e confessou há 32 anos atrás"
Um erro? Erro é usar windows qundo se pode ter ubuntu,
Ter relações sexuais FORÇADAS com uma menor de idade para mim é crime.
Não posso deixar de colocar a minha opinião com relação a este assunto. Acho que não devemos apagar da memória (apesar dos tantos anos já passados) aberrações deste género, sim porque se trata de uma passagem cruel e extremamente marcante, pela vida de uma simples criança de 13 anos.
Perdoar???
Tens filhos/as?? (Não deves ter)
Imagina acontecer uma coisa destas???
Perdoar??? Mesmo passados 30 anos!! Há coisas que não se perdoam, quando marcam...
Com Crianças, actos deste género, São Imperdoáveis.
Deixem viver as crianças, serem crianças, crescerem crianças... Condenem quem as maltrata SEMPRE.
Cumprimentos
Julgá-lo, claro, dentro dos conformes, se já pagou pena, não vejo a lógica, mas na essência é pedofilia, já agora os de cá, será que vão sair impunes, alguns já sairam, mas da fama e aspecto de pedófilos, ninguém os safa...
relações com uma criança de 13 anos... para mim tá manchado para sempre.
Enviar um comentário