quarta-feira, 9 de setembro de 2009

As capas banidas

Qual a diferença entre estas duas capas do álbum "Country Life" (1974) dos Roxy Music? Simples: a primeira é a capa original, a segunda é a capa censurada.
A música pop-rock está recheada de casos destes ao longo da história. Isto é, capas de discos redesenhadas para agradar à moral pública, segundo os dúbios e conservadores critérios de certos executivos instalados nas cadeiras do poder decisório (nos EUA, mas também na Europa e um pouco por todo o mundo). O site Dixieworld revelou uma lista dos 20 casos de capas de discos que mais chocaram a opinião pública e que foram banidas (quase sempre por conteúdo sexual/erótico ou violência explícita) ao longo das últimas quatro intensas décadas de indústria discográfica.
Esta capa dos Roxy Music é um clássico conhecido que foi alvo da implacável censura, mas há muitos outros exemplos - de Jimi Hendrix aos Beatles, de John Lennon aos Scorpions (sobre os quais já tinha falado neste post). O site mostra a capa original e a versão censurada. Aqui.

3 comentários:

J. Maldonado disse...

Realmente o pudor anglo-saxónico é do piorio! :-o
Grato pela dica. O tal site é fantabuloso! :)

Beep Beep disse...

Boa selecção, mas faltam os dois primeiros dos Carcass.

Os Scorpions não mereciam censura, e sim um par de estalos.

ArmPauloFerreira disse...

Olha os Roxy Music... e a célebre capa do "Country Life"! (Desconhecia a segunda capa por acaso...)

Musica da Semana: Bryan Ferry & Roxy Music "More Than This"
aqui há uns tempos lancei este artigo onde abordava os Roxy Music mas mais sobre o ponto de vista da carreira de Bryan Ferry..

O link é realmente muito esclarecedor do muito que já foi censurado, apesar de achar que muitas vezes foram longe demais. Nota-se que as bandas usavam as capas dos álbuns para provocar e gerar hype também...