quinta-feira, 18 de junho de 2009

Björk - para um Tibete livre


É o tema mais abrasivo e industrial do álbum "Volta" de Björk. Os sons dos samples arranham ferozmente ao ritmo de uma batida marcial e de um discurso claramente politizado. É uma música que tem servido de arma de arremesso político nos concertos que a cantora islandesa tem dado um pouco por todo o lado. Tudo em favor de um Tibete livre. A canção chama-se, sem rodeios, "Declare Independence". Na altura da edição do disco "Volta", as autoridades chinesas lançaram um comunicado afirmando que, por causa desta ousadia, Björk não voltaria a colocar os pés na China. Pouco importou à cantora, que continuou a pedir, em todo o mundo, o regresso da liberdade ao martirizado povo tibetano.
"Declare Independece" é, pois, uma contundente declaração de independência, em forma de luta musical. Neste concerto, Björk faz-se acompanhar por um grupo de jovens cantores e instrumentistas vestidos com as cores da bandeira do Tibete e o espectáculo visual é deveras magnífico (com o público a ajudar levantando as bandeiras sempre que se ouve a ordem "Raise Your Flag!").
Esta actuação faz parte de uma edição limitada (2 CD + 2 DVD) intitulada "Voltaic", que irá ser colocada à venda no dia 30 de Junho.
Declare independence!
Don't let them do that to you!
Declare independence!
Don't let them do that to you!

Start your own currency!
Make your own stamp
Protect your language
Make your own flag!

Raise your flag!
Damn colonists

Ignore their patronizing
Tear off their blindfolds

Declare independence!
Don't let them do that to you!
Declare independence!
Don't let them do that to you!

Raise the flag!
Open their eyes

3 comentários:

João disse...

Grande música, de uma grande artista!
Tive oportunidade de a ouvir ao vivo no ano passado no Sudoeste =)

Unknown disse...

não presto particular atenção ao trabalho da bjork, mas só por isto, muitos props para ela.

Anónimo disse...

Forse ГЁ sbagliato? [url=http://lacasadicavour.com/kamagra/ ]cialis 5 mg [/url]Assolutamente d'accordo con lei. Si tratta di qualcosa di diverso e l'idea di mantenere. http://lacasadicavour.com/kamagra/ cialis senza ricetta Ho eliminato questo pensiero:)