segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pedro Costa: a consagração internacional


Pedro Costa, capa da revista Cahiers Du Cinéma (edição espanhola). Para além dos muitos elogios internacionais, críticas positivas e prémios que o realizador tem recebido, agora o cineasta português vai ter uma retrospectiva completa da sua obra no âmbito da Photoespaña em colaboração com a Filmoteca Española e uma instalação no Matadero, destacando desta forma aquele que é um dos mais importantes cineastas contemporâneos, cuja obra tem sido alvo de retrospectivas e presenças em festivais no mundo inteiro. Entre os dias 3 e 30 de Junho serão apresentados todos os seus filmes na sala da Filmoteca Espanola, o Cine Doré, e alguns filmes escolhidos pelo realizador. Esta grande retrospectiva vai contar com uma mostra integral dos filmes de Pedro Costa (já com o seu último filme estreado em Cannes, "Ne Change Rien"), assim como um workshop e conferências internacionais.
Parabéns, Pedro.

3 comentários:

Álvaro Martins disse...

Muitos parabéns mesmo. E merece-os porque é o melhor cineasta português actualmente.

Coldsector disse...

Devo dizer que fiquei surpreendido também quando comprei o mês passado a Cahiers e vi que a acompanhar a revista vinha uma especial do Pedro Costa, é um enorme prazer para mim ver dar este destaque a um cineasta Português, infelizmente, é também muito triste ver que só lá fora é que muitas vezes se dá o valor e respeito devido aos nossos cineastas.

Na revista mostra também uma edição especial de DVD do Pedro Costa que saiu em Espanha, com um digipack, com 4 dvd´s e com um livro de 150 página sobre o autor e os filmes, pergunto-me se algum dia sairá esta edição cá em Portugal.

amebix disse...

Estava esta terça na Casa Encendida em Madrid quando apanho numa pequena sala o Pedro Costa a começar o seu workshop.Quanto a caixa do rapax ela inclui um filme dos Straub