quinta-feira, 25 de junho de 2009

Os instrumentos musicais têm apenas 35 mil anos?


Não me espanta esta notícia: a descoberta de uma flauta de osso (de grifo) com mais de 35 mil anos, foi encontrada no sudoeste da Alemanha. Os especialistas indicam que se trata do instrumento musical mais antigo até agora encontrado, sendo que os mais antigos que se conheciam remontavam há 30 mil anos. Digo que não me espanta porque já se sabia que o primeiro instrumento criado (e tocado) pelo homem foi a flauta (de madeira ou de osso) e porque acredito que se fazia música muito antes ainda antes deste período. O Homo sapiens, a nossa espécie, apareceu na Terra há cerca de 200 mil anos atrás. Só terá começado a sentir a pulsão e necessidade da música há 35 mil anos? Não há provas que assim tenha acontecido (no sentido da descoberta arqueológica), mas eu acredito que a música tenha feito parte da vida do homem há muito mais de 35 mil anos.
Aliás, se acreditarmos em Pitágoras, a música existe há muito mais tempo que o homem na terra: para o filósofo grego, o cosmos era o maior, o mais belo e o mais complexo instrumento musical, cujas melodias são entoadas pelo movimento dos planetas e das estrelas (a harmonia da "música das esferas").

3 comentários:

F disse...

Então, e a batucada, a percurssão? isso não é música (ritmada). Não será isso mais idoso que 35 mil anos? O bater de palmas?

MCA disse...

O artigo só diz que esta flauta é o instrumento musical mais antigo conhecido. Em momento nenhum se diz que antes não havia instrumentos musicais. Claro que os primeiros instrumentos musicais foram de percussão. Quanto à gravação de uma réplica, não é mencionada na Nature e é uma fraude, acrescentada pelo Público.

Diamond disse...

Pelo que percebi é de instrumentos musicais que aborda o artigo...

Cumprimentos