quinta-feira, 11 de junho de 2009

A música de Harry Lime

Esta é uma das músicas mais famosas da história do cinema: o compositor Anton Karas a tocar Zither (instrumento de corda parecido com a cítara) no filme "O Terceiro Homem" (1949) de Carol Reed (com Joseph Cotten e Orson Welles como protagonistas). A música "Harry Lime Theme" (nome do personagem interpretado por Joseph Cotten) e que se pode ouvir no genérico do filme, tornou-se um marco na música para filmes e alvo de muitas versões ao longo das últimas décadas. O genérico inicial do filme é simples mas eficaz: os créditos vão surgindo tendo como imagem de fundo as cordas do Zither tocado pelo próprio Anton Karas:

2 comentários:

João Lisboa disse...

O "zither" é mesmo uma cítara. No caso, a designação mais correcta será a de "cítara alpina" (a PJ Harvey usa-a no "White Chalk").

http://lishbuna.blogspot.com/2007/10/de-outro-mundo-pj-harvey-white-chalk.html

http://lishbuna.blogspot.com/2007/10/o-filme-interior-chama-se-white-chalk.html

Já agora, depois de o Carol Reed ter descoberto, por mero acaso, o Karas a tocar em Viena, reformulou a própria planificação do filme em função da banda sonora - a cítara é, durante todo o filme, o único instrumento musical presente.

Só mais um pormenor: comparar estrutura do argumento e funções da banda sonora no "Third Man" e no "Laura" do Preminger - são quase sobreponíveis.

... ainda um ps: nunca confundir "cítara" com o "sitar" indiano... que é tudo menos uma "cítara"!

Unknown disse...

João Lisboa: obrigado pelas sempre sábias contribuições.
Essa comparação entre o "Third Man" e o "Laura" não me tinha ocorrido...