sábado, 13 de junho de 2009

O futuro tecnológico tão perto

A "Notícias Sábado", revista  do Diário de Notícias, revela hoje o futuro tecnológico que reserva a humanidade: "A ideia do teletransporte ainda só funciona no cinema e na imaginação, mas os especialistas em tecnologia asseguram que o futuro próximo será feito de inovações igualmente fantásticas, marcadas por redes sociais dinâmicas, tecnologia robótica e ecológica, oportunidades de negócio nascidas do uso maciço do telemóvel e de portáteis minúsculos, ligações móveis e contínuas à internet, livros e cadernos electrónicos que substituem o papel, tecidos inteligentes. O auge chegará quando cada ser humano se converter num terminal próprio permanentemente ligado."
Se hoje ouvi um adolescente na televisão dizer que por causa da internet e da tecnologia os jovens já não têm tempo para ler, daqui a alguns anos, a confirmar-se este prognóstico cibercultural, não saberão sequer o que é um livro (de papel).

3 comentários:

Coldsector disse...

Este é o grande problema do avanço a nível de tecnologias, é inegável que este avanço nos ofereçeu um acesso interminável a conteúdos e conhecimentos e novas formas de comunicação, mas também tem os seus aspectos negativos, como por exemplo esse que mencionas-te Victor de as pessoas já não lerem tanto, ou então no caso do cinema, o afastamento das pessoas das salas já que conseguem fazer elas próprias a sua cinefilia em casa.

Alguns de nós conseguem dividir e conciliar estes dois mundos, o virtual e o real, mas para os jovens que cresceram já neste avanço tecnológico talvez este equilíbrio seja mais difícil de atingir.

Francisco Maia disse...

como, pergunto eu, é que isso são aspectos negativos? daqui a 15 anos poderemos ter bibliotecas dentro do nosso computador, salas de cinema no escritório e orquestras a tocar no nosso quarto. Interessa mesmo a plataforma desde que a cultura encontre um caminho até ao interessado?

Acho mesmo que o "equilibrio" não é o objectivo mas sim uma total imersão nesta nova ordem mundial "tecnocrata". Se a questão for, quanto mais informação, mais tralha e proporcionalmente menos conteúdo, bem, também já sofremos e sobrevivemos a esse contratempo com a chegada da televisão.

Coldsector disse...

Tenho de discordar contigo Francisco, achas que é positivo daqui a 15 anos fecharem as bibliotecas físicas, fecharem as salas de cinema, fecharem os cine clubes? Acho positivo teres acesso a mais cultura, mas não acho de maneira alguma que o seja ter acesso a toda a cultura dessa forma, em casa no pc, isso vai criar (ou já criou) alguma desumanização.

Posso dar-te um exemplo, como é sabido podes arranjar qualquer filme do Kubrick na net ou então comprar os packs em dvd ou até já em blueray, mas na semana passada tive a oportunidade de ver aqui na minha universidade na Cinubiteca o 2001 Odisseia no Espaço com ecrã grande, com excelentes condições de som, e para mim é assim que devem ser vistos os filmes, tenho centenas de filmes em dvd e em xvid, mas nada me dá mais prazer do que ver grandes filmes na "sala escura"...