O sucesso do festival de música Sónar, que terminou há dias em Barcelona, não se restringiu apenas ao excelente cartaz de artistas ou à incrível afluência de público (mais de 80 mil pessoas este ano). Esta edição contou com uma secção inovadora e que teve, igualmente, muito boa receptividade: SónarKids. Isso mesmo: uma secção de música e divertimento especialmente pensada para crianças (acompanhadas pelos respectivos pais), mas sem a Hannah Montana ou a cultura Disney.
Estavam previstas 3 mil pessoas ao longo de três dias de Festival, mas o público júnior afluiu em massa, contabilizando mais de 5 mil entradas. Contam os relatos vindos de Espanha que os papás e crianças faziam fila à entrada do pavilhão onde decorria este SónarKids, logo às 10 da manhã, para acorrer às dezenas de actividades programadas. Actividades relacionadas com música - desde hip-hop a electrónica, a sessões lúdico-pedagógicas multimédia pensadas para o imaginário infantil. Uma excelente iniciativa para formar novos públicos para as actividades culturais em geral e para a música em particular.
Nota paralela: a Cinemateca Portuguesa criou há algum tempo um conceito semelhante - a Cinemateca Júnior, para estimular o gosto pelo cinema das crianças e jovens.
2 comentários:
Excelente ideia, sem dúvida!
Víctor quando fui a Barcelona uma das coisas que mais notei é que aquela gente não perde tempo a ver tv à noite. Há imensos casais com filhos pequenos! e todos com um aspecto incrivelmente feliz!:)
Enviar um comentário