domingo, 7 de junho de 2009

O líquido verde


"Re-Animator" é um dos mais sensacionais e originais filmes de terror de sempre. Na esteira dos clássicos filmes de terror de zombies de Wes Craven e George Romero, "Re-Animator" é um filme independente que rapidamente se tornou num objecto de culto único, gerando fãs incondicionais por todo o lado (o site "Rotten Tomatoes" dá-lhe uma rara pontuação de 92%). Vi-o quando tinha 16 anos e lembro-me do forte impacto que me causou devido a um conjunto de factores: pelo irresistível suspense criado com a história, pelos efeitos visuais impressionantes (violência gráfica "gore" imparável e muito sangue), e pelo original misto de terror e humor negro que o filme apresenta.
Realizado em 1985 por um estreante Stuart Gordon e vagamente inspirado num conto de horror do mestre H.P. Lovecraft, "Re-Animator" conta a história de um jovem médico, o sinistro Herbert West (interpretado por um electrizante Jeffrey Combs), que cria uma fórmula química com vista a trazer cadáveres de volta à vida, com base num líquido verde fluorescente, o tal "Re-Animator" que dá nome ao título. Esta experiência de dar vida aos mortos toma proporções imprevisíveis, num festival de violência gráfica, suspense, terror e humor raramente visto em filmes do género (ingredientes que influenciaram Peter Jackson a fazer filmes como "Bad Taste" e "Braindead").
Como acontece com muitos filmes de culto, "Re-Animator" de Stuar Gordon deu azo a duas sequelas perfeitamente dispensáveis. O que vale a pena é mesmo conhecer e experienciar a obsessiva aventura do Dr. Herbert West na procura da vida para além da morte.

4 comentários:

Ivo disse...

Este está na minha lista para brevemente. É um verdadeiro filme de culto. Abraço!

Filipe Machado disse...

Não acredito, mas não conhecia este filme. Obrigado pela dica!

Unknown disse...

Penso que o responsável pelo blogue My One Thousand Movies não se vai importar que diga isto: o filme "Re-Animator" faz parte da lista dos cinco filmes que escolhi no jogo "5x5". Ou seja, dentro de dias irá ser disponibilizado no blogue. :)

My One Thousand Movies disse...

Exactamente. Já tenho aqui este filme prontinho para ser postado esta semana.
Este e os outros 4 que o Victor escolheu :)