sexta-feira, 25 de setembro de 2009

À escuta do século XX - O Livro


No dia 30 de Dezembro de 2007 perguntava neste post se o livro "The Rest is Noise" iria ter algum dia edição nacional. Pelos vistos enganei-me. Demorou quase dois anos, mas aqui está o tão falado livro de Alex Ross em brilhante edição da Casa das Letras.
"O Resto é Ruído - À Escuta do Século XX" é uma notável obra com mais de 500 páginas que analisa o século XX com base na história da música desde 1900 até aos nossos dias. Cruza acontecimentos culturais, sociais e políticos para explicar os grandes compositores e as grandes obras musicais: de Mahler a Philip Glass, da música clássica ao rock, do jazz à vanguarda, da Viena de antes da Primeira Guerra Mundial até à Alemanha de Hitler, da downtown dos clubes nocturnos de Nova Iorque dos anos 60 às fusões estéticas dos 80 e 90. É que "O Resto é Ruído" não se lê como quem consulta um dicionário ou compêndio de música. A sua estrutura narrativa é rica e preciosa em pormenores, abrangente e historicamente muito bem documentada. O resultado final não é tanto uma história da música do século XX, mas sim uma elaborada história do século XX através da sua música.
Alex Ross, premiado crítico musical do mítico The New Yorker, faz uso de uma escrita extremamente escorreita e sem subterfúgios, rica em informação, detalhada e objectiva. Em 2008, o exigente New York Times incluiu "O Resto é Ruído" na lista dos 10 melhores livros do ano. Um jornalista do LA Weekly sentencia que se trata de "o melhor livro de música que alguma vez li". O circunspecto Washington Post confirma que "este é o melhor estudo sobre a complexa história da música. Verdadeiramente impressionante". E o The Guardian não faz a coisa por menos: "Só ocasionalmente alguém escreve um livro que esperámos a vida para o ler. Esta história da música do século XX é um desses livros".
O livro é algo caro (27 euros). Mas quem for cliente Bertrand pode fazer como eu: utilizar um voucher de 10€ e comprar o livro na segunda segunda-feira de cada mês (em que há um desconto de 10%). Resultado: ficou por um bem mais simpático preço de 14€.
Altamente recomendado.

Blog de Alex Ross.

4 comentários:

Anónimo disse...

E a cor das tuas cuecas!? Não queres também expor aqui?

::Andre:: disse...

Quero isto!!! Que grande sugestão Vitor!!!

Lalage disse...

Vim aqui ter por causa da crítica do historiador Rui Bebiano:
http://aterceiranoite.org/2009/12/05/a-musica-do-seculo/

Na minha próxima ida à cidade vou procurá-lo :)

Unknown disse...

Lalage é da Guarda?...