quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Star Trek e filosofia


É fã irredutível de ficção científica Star Trek e gosta de filosofia (ou sente inquietações existenciais)? Então o curso universitário "Philosophy and Star Trek" é pensado para si (assim como o livro "Philosophy and Star Trek" editado há um ano). Trata-se de um curso da Georgetown University dos Estados Unidos da América. No conteúdo curricular deste curso (se é que podemos chamar-lhe assim) constam premissas de estudo como:
- Is time travel possible?
- Could we go back and kill our grandmothers?
- What is the nature of time?
- Could reality be radically different from what "we" (I?) think?
- What is the relation between a person's mind and his functioning brain--are they separate substances or identical? Can persons survive death?
- Can computers think?
- Is Data a person?
- What is a person? When do we have one person, and when do we have two
- Do people have free will, or are they determined by the laws of nature to do exactly what they wind up doing, while believing they have free will? Or both?
- What is free will?
E para quando um curso "Espaço 1999 e a Filosofia"; "MacGyver e a Filosofia"; "O Padrinho e a Filosofia" ou "Dr. House e a Filosofia"?

5 comentários:

Rolando Almeida disse...

Não sei se existe cursos de tudo isso e a filosofia, mas a Blackwell tem uma colecção que é Philosophy and Pop Culture que tem muita coisa + filosofia, incluindo o Dr House e a filosofia. Tenho alguns desses títulos, como Mettalica e Filosofia, Beattles e a Filosofia e um ou outro já anda aí em tradução tuga. Podes ver mais em: http://www.amazon.com/s/ref=nb_ss_0_14?url=search-alias%3Daps&field-keywords=philosophy+pop+culture&sprefix=philosophy+pop

Rolando Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Lisboa disse...

"Os discursos dos presidentes da república portugueses e a hermenêutica" também teria boas pernas para andar.

F disse...

Essa do time travel estaria melhor enquadrada na filosofia em redor da série LOST.

Luis Baptista disse...

Possivelmente com conteúdo melhor que grande parte dos cursos das faculdades em geral e seria uma boa opção, se tempo houvesse.