quarta-feira, 29 de julho de 2009

A Fnac "conquista" novos clientes


A revista Sábado revela um curioso e recente fenómeno: alguns sem-abrigo de Lisboa procuram guarida nas lojas Fnac (sobretudo a do Chiado). Em vez de passarem o tempo a vaguear nas ruas a pedir esmola em qualquer canto, os sem-abrigo descobriram que podem passar dias inteiros rodeados de discos e livros, sem que ninguém os incomode. As regras da Fnac referem mesmo que, desde que não haja distúrbios ou atitudes menos próprias, qualquer cliente pode ficar horas ininterruptas a ler ou a ouvir música. E os sem-abrigos não incomodam ninguém. A revista dá o exemplo de Aureliano, um sem-abrigo que se instala todos os duas na Fnac do Chiado entre as 16h e as 22h, ocupando o tempo à volta dos discos e a ler livros de filosofia, espiritualismo e auto-ajuda.
Aureliano é um dos cinco sem-abrigos que diariamente vão para a Fnac ler, ouvir música ou dormir. É o próprio que assegura: "Em vez de andar para a aí a vaguear, venho para aqui investir em mim, aprender e tornar o tempo útil." Os funcionários da loja referem que vão buscar livros ou discos às prateleiras e quando acabam de ler ou ouvir, voltam a arrumá-los no sítio. Os sem-abrigo deambulam pelos corredores da loja e ocupam, cada um, o seu próprio espaço "residente": há aquele que ocupa o sofá ao lado da estante dos livros de informática, o outro que se senta invariavelmente ao lado do escaparate dos discos de reggae e por aí fora. Também há o sem-abrigo que se senta em frente o ecrã de plasma gigante e adormece a ver um concerto de música.
Segundo as últimas estatísticas, em Lisboa há perto de 200 sem-abrigos. Se todos aderirem a esta moda de estabelecer residência fixa na Fnac do Chiado, como irá a loja desenvencilhar-se de tão embaraçosa situação? Abrirá novas lojas unicamente para os sem-abrigos, fomentadno uma indesejada segregação social? Se assim for, proponho desde já um título e um conceito para essas lojas especializadas: "Fnac 'Sem-Abrigo': A Cultura Para os Que Não Têm Tecto".

4 comentários:

F disse...

Não conhecia esta situação, mas acho óptima esta atitude da FNAC.

Sam disse...

Caso para dizer que esta história, bem analisada, tem "estofo" para dar um belo filme.

Cumps. cinéfilos.

::Andre:: disse...

Compreendo onde queres chegar, mas também admiro esta atitude da Fnac.

inominável disse...

estou espantado! os seguranças costumam ser tão chatinhos...