terça-feira, 13 de outubro de 2009

Misterioso Impossível - tesouros musicais dos anos 80


Para quem gosta de música experimental, electrónica, ambiental e industrial dos anos 80, o blogue de referência só pode ser o Misterioso Impossível. Na década de 80 ouvi muita dessa música, ou em discos, ou em cassetes gravadas por amigos com os quais trocava gravações. No blogue citado, encontram-se verdadeiras preciosidades raras de encontrar hoje em disco, que o autor do mesmo digitaliza e disponibiliza para os amantes das sonoridades mais estranhas.
Por exemplo, podemos encontrar registos que só foram editados em cassete áudio (como era prática comum numa editora independente e alternativa), não só edições de grupos marcantes do panorama internacional, como português. E quanto ao panorama nacional, destacam-se as edições de grupos experimentais como Osso Exótico, Ode Filípica, Hesskhé Yadalanah, Vítor Rua, Ik Mux, Telectu, Croniamantal, Pedro Tudela, entre outros projectos diluídos em colectâneas de editoras da altura (Tragic Figures, Ananana, Área Total, Grito Tapes, Ama Romanta, K7 Pirata...).
Por seu turno, Misterioso Impossível é também irresistível para quem gosta (ou gostava e quer agora ouvir de novo) projectos de culto (alguns passaram pelo mítico Rock Rendez-Vous) como Muslimgauze, Zone, Einstürzende Neubauten, Psychic TV, La Fura Dels Baus, Nurse With Wound, Current 93, Von Magnet, Sol Invictus, The Hafler Trio, Teste Department, Swans, Sprung Aus Den Wolken, Controlled Bleeding, Bourbonese Qualk, entre muitos outros.
Convém ainda dizer que o blogue não se limita apenas à música mais experimental da década de 80, pois a sua abrangência abarca também edições importantes dos anos 90. E ainda referir que, nos links amigos, são divulgados outros blogues que disponibilizam discos em mp3 de grupos essenciais destas duas décadas. Verdadeiro serviço público, assim como um tesouro infindável para os nostálgicos desta era musical.

5 comentários:

Jorge Stretcher disse...

caro Victor, muito obrigado pelo destaque ao Misterioso Impossivel. Foi uma boa surpresa para mim o teu comentário.
Fazes referencia ao tempo em que trocavas gravações em k7's. pois também eu em tempos desfrutei de muita boa musica por esse meio, inclusive vindas de ti também. Pois correspondemo-nos durante algum tempo primeiro com o Rui Monteiro depois contiga. Bons velhos tempos. Sim parece que o bichinho ficou e agora com outros meios vou dando continuidade a esse espirito.
Também tenho acompanhado as tuas actividades musicais e aproveito para para te deixar o convite para uma compilação que está a ser preparada com projectos nacionais com o selo do Misterioso Impossivel, será a primeira, espero de futuras actividades editoriais por esta via de musica nacional. Seria um prazer contar com a tua colaboração com um ou mais temas.
Mais uma vez muito obrigado.
Um Abraço e até brave
Jorge

Rui Carvalho disse...

OK PK, MAS É SÓ PARA TE DIZER QUE EU VI AO VIVO PELO MENOS ESTAS - Test(e)sem o E, Department, Sprung Aus Den Wolken, Bourbonese Qualk,Psychic TV, Einsturzende Neubauten

Unknown disse...

Olá Jorge: mas que grande surpresa! Não sabia que eras tu que estavas por detrás do Misterioso Impossível. É isto que tem de bom a internet: a aproximação de pessoas após longos anos, como é o caso. Já lá vão uns anos desde que trocávamos as famigeradas cassetes, sempre na ânsia de descobrir nova música. Mal imaginávamos nós que, passados estes anos todos, seria tão simples e rápido partilhar música!
Reparei no teu blogue que tens o bilhete do concerto dos Test Department em Montemor. Eu também estive lá (mas já não tenho o bilhete).

Obrigado e continua o bom trabalho de divulgação musical.

Abraço.

Rui: desses grupos que citas só vi ao vivo Test Dept. e Einsturzende Neubauten na Voz do Operário.

Luis Baptista disse...

Sem duvida um blog fundamental a nível de toda a Net.

Jorge Silva disse...

Eu tambem acompanho, quase diariamente, o misterioso impossível.

O meu apoio para estes dois valorosos bloggers!